quarta-feira, 4 de março de 2020

SINTRA: IMAGEM DE SINTRA...QUEM NOS ACODE?

Para enquadramento das (más) políticas

Tragam cá os "patrocinadores" de prémios ambientais

Ao longo dos anos, pelo menos em 19.11.2014 e 02.10.2018, fizemos referências às antigas instalações da Samsung, num vergonhoso abandono às portas de Sintra.

Não sabemos (somos alheios a informações privilegiadas) se estas instalações estavam incluídas no bouquet das Majorações do IMI anuladas em 2017.

Recorde-se a derrota de Sua Excelência em 13.4.2017, quando pela contestação feita na TSF, se viu forçado a anular Majorações do IMI teimosamente aprovadas.

Disse então: "Vamos levantar um inquérito interno para saber e para explicar quais as razões que levaram a este tipo de erros de aplicação dos critérios de majoração de IMI".

Até hoje, que se saiba publicamente como seria natural, nem de inquérito feito nem de resultados nos podemos louvar. Nem se o Executivo ratificou a decisão.

Admite-se que Sua Excelência, per motu proprio, tenha perdoado a Majoração deste património degradado e de outras empresas em situação idêntica.  

Má "Protecção Ambiental" à entrada de Sintra


Pelo desfile de imagens que ao cimo mostramos, a imagem "ambiental" (seria bom saber-se como se conseguem distinções neste campo) é tristemente desoladora.   

A área da antiga Samsung será superior aos 8 hectares (80.000 metros quadrados) pelo que justificaria - e justificou-se nestes anos - uma intervenção camarária.

É uma zona nobre, capaz de resolver graves problemas de que Sintra enferma, nomeadamente rotação de transportes e estacionamentos em silos.

Até, pela proximidade ao IC19 e ao IC30/A16, de acessos fáceis e directos, poderia responder - como é prática no estrangeiro - para instalações hoteleiras.

A Câmara Municipal, que se comprometeu em pagar mais de 2.060.000 de euros no arrendamento da Cavaleira, não faria melhor adquirindo estas instalações?

Prémio para que medidas?

Seriam curiosas as razões aduzidas para a concessão de tantos prémios, disto e daquilo, e quanto custam ao erário público...para promoção de políticos ocasionais.

Volta não volta, lá aparece Sua Excelência a receber mais um troféu, actos que se tornariam mais incisivos se com medalhas bem pregadas junto à lapela. 

Poderíamos então lobrigar Sua Excelência vergado pelo peso das mesmas...

Sem se resolverem problemas de trânsito com reflexos ambientais e políticas de melhores transportes públicos, como são possíveis prémios para "boas práticas"?

União de Freguesias de Sintra...este jardim mostra a excelência ambiental

União de Freguesias de Sintra...será exemplo ambiental a premiar?

Se um pouco por todo o concelho se vêem imagens como as que exemplificamos, que contornos esquisitos levaram à atribuição de um prémio ambiental?

A história tem mostrado que políticos de escolas ideológicas que a sociedade não quer, se não circunscritos, podem ambicionar - perigosamente - o poder do mundo.

Um dia se fará a história mais completa da passagem, sem grandes virtudes, de Sua Excelência por Sintra, rodeado de Conselhos e Conselheiros aristocráticos.

Na realidade, com medidas credíveis e de bem comum pouco se vislumbra, antes vamos assistindo a uns fogachos inócuos por certo já de campanha eleitoral. 

Estamos no devido tempo para meditarmos em quem nos pode acudir.   

Sintra não merece esta fase que está vivendo. 


Sem comentários: