quarta-feira, 11 de março de 2020

SINTRA: SR. PRESIDENTE, DAS "ESTÓRIAS"...A MEDALHAR?

Colecção de "estórias" a medalhar

Muitas vezes somos levados a pensar - crentes de que Sua Excelência não levará a mal - nos projectos imaginários, incentivadores de ilusões mas inconsequentes.

Pouco tempo após ser eleito para gerir o território sintrense, que é de todos, deu Sua Excelência a primeira tónica de subliminal ilusionismo a propósito de "Avenças". 

Não nos iremos, agora, debruçar sobre isso, pese a história da passagem por Sintra vir a ser composta por muitas "estórias", de má memória para os munícipes.

Como Sua Excelência, enquanto político, parece ter apetência por tudo que o eleve, os múltiplos "prémios" só podem constituir adornos para uso futuro.

Sua Excelência exulta com prémios, faltando saber-se se planificados, não admirando que um destes dias, algum banco retribua o conforto do dinheiro lá guardado...     

"Terreiro" da Cavaleira, prémio em construção?

Para os munícipes comuns, universo em que nos inserimos, é fácil visionar-se que algumas medidas são tomadas contra eles e não do colectivo progresso sustentado...

Dizemos "progresso sustentado" porque as disponibilidades financeiras da Câmara nunca foram tão relevantes e, em bancos, servem banqueiros e não populações.

Não admirará que Sua Excelência, incapaz de estruturar um parque municipal de campismo e caravanismo, ainda anuncie que será no "Terreiro" da Cavaleira.

É essa a utilização que se desenha na Cavaleira para caravanas e auto-caravanas, com instalações sanitárias limitadas e, por agora, sem oferta de duches.


Que foi dito na Sessão de Câmara?

Para desembaralhar ilusões criadas em muita gente, recuperaremos - ipsis verbis - afirmações feitas na Sessão de Câmara de 15.5.2018 (Proposta 352-P/2018):
  • "Esta Proposta vem em Extra-Ordem porque é urgente".
  • "A primeira fase é já agora (...) Mas agora será já para 1500 carros".
  • "É um terreno muito grande e se a Câmara o tivesse que comprar eram muitos milhões de euros".
  • "O terreno é enorme, tem 12 hectares e só vamos ocupar 6". 
  • "Avaliámos estes 6 hectares e era um valor superior a 2 milhões e meio". 
  • "Outra coisa importante é que este parque vai ser gratuito".
  • "Passamos a ter bolsas de estacionamento numa única linha. Ou seja, em que os autocarros não estão dispersos por vários sítios".
  • "Como o Sr. Vice-Presidente disse e bem, não é apenas um parque de estacionamento. Há ruas e alamedas com árvores".
  • "(...) Este terreno permite chegar aos 3 mil carros".
Destaques nossos apenas para salientar o estranho desfasamento e falhanço entre a dita "Proposta Urgente" e o seguimento que teve quase dois anos depois.

Todos os dias os autocarros estão dispersos, estacionam no Ramalhão (ida duas vezes à Vila) ou aguardam em qualquer parte a ida à Vila para buscar passageiros.    

Devemos meditar sobre o que levou a um arrendamento que superará os 2.060.000€ se a compra não atingiria os 3.000.000€ e enriqueceria o Património Autárquico.

Entretanto, certos ajustacionistas, continuam a louvar as medidas tomadas no trânsito, justificando que também eles sejam premiados por tão tenaz servilismo. 

Desta forma, outra coisa não poderemos visionar que a atribuição de "medalhas", cujo título deixamos ao livre critério e gosto dos sintrenses e nossos leitores. 

É tempo de se acabar em Sintra com este estado de coisas.

Sem comentários: