quinta-feira, 12 de março de 2020

SINTRA: SR. PRESIDENTE, ASSINOU UM ERRO INACEITÁVEL (*)


A publicação no site camarário (de uso exclusivo para políticos do poder e não da Oposição) tem 2 (dois dias), ainda ninguém avisou Sua Excelência? 

Ou Sua Excelência não leu o "Despacho" que assinou e foi publicado?

Na Realidade, em tempo de tantas preocupações, escrever-se "Centro Europeu para a Promoção e Controlo  de Doenças", em vez de "Prevenção" é inacreditável. 

Assinado por Sua Excelência, um "Considerando" fantástico: "Portugal encontra-se numa situação de introdução múltipla e transmissão local limitada". 

Se a gravidade exige clareza, onde terá Sua Excelência ido buscar por um lado "situação de introdução múltipla" e, de outro, transmissão local limitada"?

Admitimos que Sua Excelência, assoberbado por solicitações, só agora tenha lido o escrito na altura em que a situação era tranquila quando não havia algum caso.

COVID- 19 fora de jogos políticos

Quem ler atentamente - ou pacientemente - o "Despacho" de Sua Excelência (10.3.2020) notará a pobreza das medidas, esquecendo-se da Parques de Sintra.

No mesmo dia, a Parques de Sintra suspendia "todos os eventos culturais" em "sintonia com as medidas anunciadas pela Direcção Geral do Património Cultural".

Hoje, 48 horas depois de ambas terem feito comunicados separados, surgiu a divulgação de medidas conjuntas, na prática ligadas com unidades exploradas.  

Esperar-se-ia que Sua Excelência anunciasse medidas relevantes como desinfecção de instalações sanitárias públicas e espaços públicos mais frequentados. 

Noutra vertente, para avaliarmos das virtudes da gestão territorial, que mais esperar-se que prevenir a proliferação do Vírus nos transportes públicos que servem Sintra?

Aliás, quando há uns meses vimos Sua Excelência a validar um bilhete no Metro, ficámos convictos de que será um utente habitual dos mesmos, portanto em risco. 


Também é assim que se combate o vírus

E assim...

Sentir-se-à Sua Excelência seguro usando comboios superlotados? Usa os serviços rodoviários cada vez piores ou segue aos tombos Serra acima? 

Neste contexto, aquele "Despacho" é de uma pobreza aterradora e não será pelas medidas que parece avocar que nos transmite qualquer segurança. 

O "Despacho" e seu conteúdo é a gestão política de um perigo de saúde pública  e nós queremos medidas que nos protejam, sem ambiguidades.

A nossa saúde, a saúde dos sintrenses e de quem nos visita, não se protegem com textos de pendor politico, mas com acções incisivas que nos defendam. 

Só um mau escriba, nesta época trocaria "Prevenção" por "Promoção". 


Sintra não merece isto. 




NOTA: A vida tem destas coisas, e o ajustacionismo também as tem. Desde há 2 dias que a palavra "Promoção" em vez de "Prevenção" consta do site da Câmara. 

Há várias interpretações. Duas delas relevantes: A primeira é que ninguém liga (salvo este humilde leitor) ao que é noticiado no site. A segunda é que o ajustacionismo pode recomendar que não apontem estas coisas. 


Sem comentários: