quinta-feira, 27 de junho de 2019

SINTRA: DO "FADO" DO TRÂNSITO À "CRISE DOS PILARETES"...

A actual gestão municipal, no que concerne ao fracasso das imposições  (ou será um novo jogo?) do trânsito, têm tido a virtude de lembrar a minha já longínqua infância.

Os acontecimentos trágicos da sociedade mereciam cantorias de rua, com música de acordeão, vendendo-se os versos a dois ou três tostões para fins solidários.

Porque não, agora, o "Fado do Pilarete"? Depois de centenas deles colocados onde, sem causarem incómodos ou impedimentos, muitos pessoas deixavam os carros.



Rua Visconde de Monserrate, onde alguns carros estacionavam "abusivamente"
A onda pilarética chegou à Abrunheira...numa via onde nunca estacionavam carros...

Dessa forma, se bem se lembram, a maldade - logo servilmente louvada por quem a isso se rendeu - foi precursora de chutar muitos sintrenses para parques pagos.

E, ou alguma empresa tinha de obter receita fazendo pilaretes, ou a Câmara - magnânima - teria umas centenas de milhar de euros para distribuir a qualquer título.

As preocupações - veio a provar-se - não se confirmaram como sendo com o trânsito (que se manteve e por vezes aumentou) mas com mais estacionamento pago.

Caso o "Fado" do trânsito seja demasiado popular, então alguém poderá habilitar-se a curador de uma Ópera adequada ao meio, com uma boa soprano. 

De súbito uma crise nos Pilaretes?

Entretanto, gestores do trânsito falhado e a recordar pela obra pilareteira apontada para cima como na antiga Roma, desconhecerão o que vamos mostrar: 


Av. Raul Solnado, o susto que o peão teve quando a camioneta passou

Botão não funcional junto aos sinais verticais na mesma Avenida

Av. Raul Solnado, a utilização dos passeios...escandalosamente gratuita 

Será verdade que, aqui, os preciosos pilaretes não se aplicam? Para servir os clientes da nova unidade hospitalar e empresas vizinhas. Ou esgotaram-se?

Quem suportará, daqui a uns tempos, os danos causados pela frequente saída e entrada de viaturas, subindo e descendo os passeios, rolando por cima deles?

E tudo ainda sem fiscais da EMES devidamente reciclados para autoridade, "colegas" da dita polícia municipal, da verdadeira GNR ou de outra que possa surgir.

Que desconforto Sua Excelência sentirá com estas fotos...mas se o hospital apenas tem 47 lugares...e ainda por cima sujeitos a pagamento...


É quase certo que, desta vez, Sua Excelência dirá qualquer coisa...porque diz sempre qualquer coisa...mesmo que fique em coisa nenhuma.

Estando perto, Suas Excelências sigam 100 metros mais à frente da Rotunda da Condessa D'Edla (*) e pensem em criar mais uma autoridade para investigar isto:

 Frente ao Fontanário de 1781 erigido em Honra à Rainha D. Maria I Estava assim em 24 deste mês...
Está assim hoje...quem levou parte...e deixou outra parte?

A 20 metros outro depósito de lixo...

Como se sentirão Sua Excelências, tão preocupados com o trânsito e novos parques pagos em sete freguesias, sem mais uma autoridade que fiscalize isto?

Será #este o caminho" que Suas Excelências prometiam para Sintra?

É o "Fado" dos sintrenses que deveria ser tocado por Ruas e Vielas...




(*) - Estranhamente - ou pelo respeito devido à Condessa D'Edla por parte da Google, que não da Câmara - a pesquisa em nome da Ilustre e Respeitável Senhora não localiza a Rotunda. 


Sem comentários: