sexta-feira, 21 de junho de 2019

SINTRA: SR. PRESIDENTE, PREOCUPE-SE COM AS PESSOAS...

Em recente Congresso cujo nome, pelo esvaziamento, já se perdeu, Sua Excelência - notoriamente afectado por milhões, acenaria com 160 deles disponíveis.

Não vamos agora perguntar o que fez deles, onde os aplicou para o bem estar colectivo dos sintrenses ou em que Banco estarão agasalhados em vez de investidos.

Sossegará pois Sua Excelência porque, por agora, não vamos por aí.

O que estará primeiro para Sua Excelência?

Mem Martins - Local de ligação de várias carreiras ao comboio 

Há mais de um ano que Sua Excelência e o Vice de Sua Excelência, a pretexto do trânsito, desenvolveram uma cruzada nitidamente contra pessoas.

Sem capacidade e vocação para medidas atempadas, viram-se perante falhanços sucessivos cuja limpeza de imagem se tornou recentemente desastrosa. 

Sua Excelência e o Vice de Sua Excelência terão de perceber quantos dizem que, sobre trânsito e mobilidade para os sintrenses, se estão borrifando nas soluções.

O castigo dos transportes públicos

Se Sua Excelência (por cá há quase 6 anos) e o Vice de Sua Excelência (há mais de 20 !!!) meditassem nas pessoas, nos munícipes, resolveriam o caos dos transportes.

Sem capacidade de brilhar com soluções, permitiu-se a dizer da satisfação com a oferta de transportes, uma afronta à população e visitantes que precisam deles.

Bem instalado na viatura suportada pelos munícipes, com motorista, Sua Excelência liga, porventura, aos incómodos sentidos diariamente por milhares de sintrenses?

Saberão Sua Excelência e o Vice de Sua Excelência o que são políticas de transportes públicos em que horários rodoviários e ferroviários se devem ajustar?

Será indiferente a Suas Excelências que um autocarro parta da paragem...no momento preciso em que um comboio entra numa estação...castigando os utentes?

O que importará a Sua Excelências - tão entusiasmados com parques pagos - que utentes de transportes públicos aguardem tempos infinitos debaixo de intempéries?

Repetimos, só a título de exemplo, a foto de Mem Martins:



Três paragens desconfortáveis, na primeira (completa) o recurso ao passeio, a segunda está completa e na terceira...a parede serve de descanso ao corpo.

Era um dia de Sol, mas Suas Excelências parem por lá (talvez em campanha eleitoral) nos dias frios ou de temporal e sentirão na pele o que castigam aos utentes.

Isto nem é questão de minutos, por vezes quase horas, ali, de pé, debaixo da agressividade climatérica, que Suas Excelências não sentem mas devem respeitar.

Que vergonha Senhores politicos que nada planificam para o bem estar generalizado e conforto das pessoas, aplicando as receitas em vez de as amealhar.

 A complacência de Suas Excelências

Quando havia quatro circulações de comboio por hora - directas ao Rossio, o maior trajecto - com a complacência de Suas Excelências passaram a ser duas. 

Na altura, a CP aumentou as circulações até Meleças, obrigando muitos passageiros das estações além do Cacém a fazerem transbordos para chegarem ao Rossio.

Tudo aceitado por Suas Excelências, talvez utentes só em campanhas eleitorais.

Aqui há uns tempos - no tal Congresso de que ninguém se lembra - ainda pairou a ameaça sobre o presidente da CP ter de prestar contas...mas volatizou-se...  

Agora, por novo horário a partir de 23 deste mês, a CP reduz as circulações para e de Meleças e não aumenta para Sintra, com efeitos negativos nos passageiros.

E chegámos hoje ao Verão, e haverão milhares de pessoas ávidas de visitarem Sintra (sem saberem como estão sendo recebidas...) sem a digna oferta de transportes.

É a vergonha que sentimos, às vezes levando connosco os visitante e pedindo-lhe desculpa...quando os deveríamos levar a Suas Excelências. 

Acresce que Suas Excelências, se decidissem, já tinham notificado para, nos acessos à Serra, por razões de segurança nenhum passageiro viajar de pé.

Há quem diga que Suas Excelências não foram formatados para estas situações, mas não podem deixar de conhecer como se deve gerir com justiça um território. 

Sintra é que não merece isto.


Sem comentários: