quinta-feira, 6 de junho de 2019

NORMANDIA, HÁ 75 ANOS NA DEFESA DOS POVOS

Caen - Cemitério dos militares americanos

Há poucos minutos, a sirene dos Bombeiros Voluntários de S. Pedro de Sintra fez a mais digna Homenagem aos 75 anos passados sobre o desembarque na Normandia, recordando-a com a maior força possível da sua sirene. 

Foi bonito escutar esse alarme que é, nos dias de hoje, mais um aviso, porque os que viriam a ser derrotados ainda não foram totalmente eliminados.

Quem percorra, durante horas, este cemitério com milhares de cruzes, em que também se cruzam militares de outras Fés, nem ficará indiferente aquela tragédia que levou tantos jovens a morrer na defesa da nossa Liberdade.

Colleville-sur-mer 

A nossa Homenagem deve ser tão mais sentida, quanto esses primeiros jovens sabiam que a partir dos primeiros passos, não iriam sobreviver ao desembarque. 


Baterias construídas pelos nazis junto à praia

Há outros cemitérios com milhares de campas, mas seria difícil aqui referir todos, embora os tenhamos percorrido longamente.

Um dos veículos do desembarque (Caen - Museu Memorial)

Hoje, em que a esmagadora maioria de todos nós reservará um minuto de silêncio em Homenagem às vítimas de um período tão negro da nossa história, devemos ficar determinados a resistir...

Caen - Museu Memorial

...Para que nunca mais aconteça...


Sem comentários: