terça-feira, 18 de junho de 2019

SINTRA: TRÂNSITO...OU ESTACIONAMENTO? QUEM ESPERA?...

Problema de trânsito ou de estacionamento? 

Com a mistura de "Alterações no trânsito" e "Estacionamento" (que não será por acaso) visionam-se coisas fantásticas cuja defesa se espera emocionante.

Um dos pretextos é o acesso ao Centro Histórico e à Serra, mas na prática pouco poderá ser alterado enquanto não existirem alternativas em silos periféricos.

A bondade de quem está metido nisto é tanta que levou a eliminar o acesso a Sintra precisamente por uma carreira rodoviária que servia os residentes na periferia.  

Misturar-se a criação de parques de estacionamento pago ao longo do concelho com "alterações no trânsito" só pode ser um recurso enganoso a denunciar.

Na verdade, já hoje para nos dirigirmos a qualquer instituição no centro da Vila de Sintra, as dificuldades encontradas são de tal modo que ficamos impedidos.

Será disto que os políticos decisores estão desejosos? Veremos...

Que se "desenha" para o futuro?

O Projecto em discussão sugere uma continuada opção de dificultar a vida a milhares de sintrenses que, sem transportes públicos, precisam de utilizar comboios.

Aliás, há pouco tempo, alguém metido no meio autárquico e não utente de comboios, achava ser populismo recomendar a políticos o uso desse transporte público.

Ora, a criação de 7 (sete) novos parques de estacionamento pago noutras freguesias, terá implicações indeterminadas ao nível de Quadro de Pessoal e Logística.

Tal facto, que parece estar omisso na matéria a discutir, tem implicações que deverão ser acauteladas, para não se criar outra empresa municipal complexa.

Não admirará que haja quem esfregue as mãos de satisfação, até planeie a aprovação, porque nestas condições há sempre quem preveja - ou anseie - algo. 

De qualquer forma, pouco liga estacionamento com trânsito, nem resolverá o falhado problema criado no trânsito com as medidas de 26 de Março do ano passado.

É estranha a decisão de espalhar parques de estacionamento por todo o concelho, tomada por quem não tem sensibilidade para o que passam milhares de sintrenses.

Desenha-se o aumento de pessoas que tenham de recorrer ao IC19, pois a limitação de espaços de estacionamento livre é de tal forma que não têm outro recurso.

A ser um Projecto bem intencionado, em primeiro lugar estaria o planeamento de uma correcta cobertura do território por parte de operadoras rodoviárias. 

Todavia, se essa cobertura fosse garantida - percebe-se a indiferença camarária - também a receita dos parques periféricos se perderia e o negócio falhava...

Em tese, lendo e relendo tudo, daqui a uns tempos - aprovado que seja o Regulamento - até pode ser uma outra entidade a explorar os estacionamentos...

Esse é, quanto a nós, o efectivo motivo para a apresentação deste Projecto.

Quem estará à espera deste Projecto? Que contornos já o mesmo terá?

Não é deste tipo de gestão que Sintra precisa, mas sim de decisões completas, bem pensadas, que resolvam a capacidade de nos deslocarmos no território. 

Daqui por algum tempo compreenderemos melhor.

Sintra não merece isto. 




Sem comentários: