quinta-feira, 2 de julho de 2020

SINTRA: BASÍLIO HORTA, A POLÍTICA DO TROPEÇÃO

De tropeção em tropeção

Basílio Horta, que não pode ter sido escolhido pelo PS pelas suas qualidades para autarca, tem feito jus ao seu carisma desadequado à defesa da vida dos munícipes.

Tais qualidades pululam quando um ou outro fã se roça no tapete da bajulação, não só habilidosamente à espera de algo ou por gratidão a recompensas tidas.

E assim Sua Excelência vai vivendo, desaparecendo de dar a cara pelos problemas que passamos e não deixando de difundir acções que louvadores saúdam...

Sua Excelência tropeça demasiado para as responsabilidades do cargo que ocupa, dizendo ou desdizendo, contando certamente com o esquecimento colectivo.
"Nós não devemos esquecer...nós não devemos esquecer", palavras recentes  de Sua Excelência, no 25 de Abril em que disse "participei nesta luta pela liberdade". 
 O falhanço das medidas (não) tomadas pelo presidente da Câmara, foi um tropeção no combate ao Covid19 com reflexos gravosos na vida de milhares de pessoas.

Desde o início e depois com casos conhecidos em Sintra, resguardou-se no dito pela Directora-Geral de Saúde aproveitando-as para justificar a inacção na pandemia.

Sem poder adiar por mais tempo, numa atrasada sexta-feira (dia que os manuais recomendam para más notícias) debitou umas coisas para diluir a má imagem.

Na sexta-feira (20.3), Sua Excelência, pouco visível no combate, ressuscitaria com as habituais vacuidades: "Vamos", "vamos", "temos", "vai"...até "Delay"!

Seguindo regras de manuais para boas notícias, anunciou para a segunda-feira seguinte  a "1ª. Reunião do Conselho Municipal", sem indicar qual deles entre vários. 

Até hoje, pesem várias pesquisas no site camarário - que Sua Excelência coordenará - não conseguimos apurar se a Reunião se realizou e que conclusões se retiraram.

O tropeção dos Centros de Diagnóstico 

Lesto face à exigência colectiva, logo Sua Excelência anunciou 3 (três) Centros para Despiste Rápido da Covid-19, novo tropeção, pois só um abriu e limitado.

Na Sessão de Câmara de 19.5.2020, foi dito que no único Centro "não são feitos testes" e reduzida a afluência, pois o número de infectados "tem vindo a aplanar".

Nota-se que, aquando da Sessão Camarária em que "tem vindo a aplanar", havia 899 infectados e, um mês e meio depois, em Sintra conhecem-se 2753!!!

Este um resultado de que Sua Excelência terá um dia de responder pela insuficiência da actuação, falta de intervenção que, como responsável, está obrigado a ter.

Site camarário e a desinformação

Neste panorama tão preocupante sobre a segurança sanitária em Sintra, o site camarário dá todos os sintomas de ser uma fonte de informação oficiosa não credível.

A pandemia a crescer e o site camarário de que Sua Excelência é responsável, a limpar a ineficácia no terreno com gratuitas notícias de diversão.

Ora nos desviou para um "alerta" sobre "notícias falsas", ora meteu os munícipes mais crédulos  em busca de "um milhão de máscaras através das caixas de correio".

Recentemente, perante queixas pela falta de transportes, anunciou "Vimeca reforça oferta de serviços rodoviários" que em Sintra apenas envolveu três curtas carreiras.

Sobre a Scotturb, a transportadora com maior cobertura do território, que esteve vários meses com reduções de oferta próxima dos 60%, manteve o silêncio.

Colaborando na propaganda, o site que exclui espaço para a  Oposição, entra num estranho "Esclarecimento" sobre afirmações de dois Vereadores da Oposição.

"O município de Sintra esclarece os factos ocorridos", é uma peça inacreditável, pois os Vereadores da Oposição fazem parte do Município.

São demasiados tropeções, aproveitamentos, quiçá tentativas de aproveitar clivagens entre partes, sem cláusulas mas que qualquer nomeação supera.

Será que Sua Excelência não tem - numa altura de tanta gravidade - mais nada que fazer do que contestar afirmações de dois Vereadores? 

Sintra não pode ser gerida assim, merece o maior respeito.




Sem comentários: