segunda-feira, 6 de julho de 2020

SINTRA: SR.PRESIDENTE, IMPOSSÍVEL NÃO SABER A VERDADE

"A partir de Março as carreiras estão repostas",(*) dito por Sua Excelência à Antena Um sobre a falta de comboios na linha de Sintra (2.7.2020)
O que Sua Excelência disse à Antena Um inverte a verdade e só pode ter suporte em falsas informações que lhe deram  e não para alijar responsabilidades.

Os utentes diários dos comboios da CP, na maior parte trabalhadores, sabem o que sofreram desde Março com a redução de circulações, muitas em hora de ponta. 

Sentiram que Sua Excelência, apesar das muitas reclamações, se manteve alheio à defesa intransigente dos Utentes, como se nada justificasse a sua intervenção.

Só em 4 de Maio as circulações foram repostas, reduzindo o flagelo de preocupações que desde Março faziam parte do dia a dia dos milhares de utentes.


Obriga-nos assim Sua Excelência, por razões quase humanistas, a um apelo para que, antes de quaisquer afirmações, se pergunte, aconselhe e saiba do que fala.

Torna-se preocupante admitir que a imagem de Sintra seja afectada pela associação do cargo político que exerce a afirmações que se podem opor à verdade.

Pela nossa parte, estamos imbuídos do espírito convergente à recente frase de Sua Excelência "Nós não devemos esquecer...nós não devemos esquecer".

Ora, o que Sua Excelência disse à Antena Um é exactamente o contrário da verdade que tem vitimado todos os sintrenses que precisam de viajar de comboio.

O político, não interessa agora citar se em boa ou má hora aparecido em Sintra, está obrigado a saber do que fala e a conhecer os reais problemas dos sintrenses.

Com efeito, não abdicamos de ajudar Sua Excelência a falar com dados fidedignos (que conselheiros ou duvidosos admiradores omitirão) pelo que destacamos:

(Para melhor entendimento de V. diremos "circulações" e não "carreiras" como usa referir-se) 

  • Em 18.3.2020, a CP (nas circulações que servem Sintra) eliminou 74;
  • Em 20.3.2020, o número de circulações eliminadas passou a ....... 65;
  • Em 24.3.2020, o número de circulações eliminadas passou a ....... 64;
Foram-se mantendo as eliminações até que ...
  • Em 14.4.2020, o número de circulações eliminadas passou a ....... 63;
  • Em 20.4.2020, o número de circulações eliminadas passou a ....... 53;
  • Só em 4 de Maio (4.5.2020) foram repostas a 100% as circulações.

Perante isto, o dito por Sua Excelência aos microfones da Antena Um, cheira àquilo que na vida - por condescendência humanista - se costuma dizer "falta de verdade".

Pelo dito e acima esclarecido, Sua Excelência compreenderá o desgosto sentido pelas declarações proferidas que, enganadoras, não se enquadram na democracia. 

Neste contexto, compreenderá que se instale o sentimento de indignação daqueles que, sofrendo diariamente com a verdade, acabam desmentidos com a sua falta.

Este estilo de estar na política opõe-se nitidamente ao regime democrático. 

Sintra e os Sintrenses não merecem isto.


(*) - A frase "A partir de Março as carreiras estão repostas" pese o mau português é da responsabilidade exclusiva de Sua Excelência. 

Mesmo não falando verdade, poderia dizer "desde Março" ou "foram repostas", mas desculpemos...se todos os males fossem tropeções no português...


Sem comentários: