terça-feira, 14 de janeiro de 2020

SINTRA...TRÂNSITO...TOPONÍMIAS...E...SURREALISMO

Trânsito em Santa Eufémia


Aos poucos, devagarinho, certamente com apoio ou indiferença, aos munícipes para quem Santa Eufémia é um espaço sagrado...só surgem impedimentos no acesso. 

Ruas de Santa Eufémia e Miguel Torga 

A planta acima, tirada hoje do Google Maps, mostra com rigor a última informação sobre o acesso a Santa Eufémia e seu miradouro, descendo a Rua Miguel Torga.

Antes não era assim...a Rua Miguel Torga tinha dois sentidos (ia até às instalações da Pousada e depois da GNR). A de Santa Eufémia ia ao Adro e regressava. 

Sem se saber quem deu cobertura, a Parques de Sintra construiu uma rampa entre Santa Eufémia e o portão dessa empresa, sendo o Adro da Igreja sua serventia. 

E colocou sinais, disto e daquilo, limitando e proibindo a seu uso. 

Agora, a parte de cima da Rua de Santa Eufémia, passou a uso restrito da Parques de Sintra e quem ela autoriza. A entrada do Adro tem sinalização ameaçadora.

Via que foi construída...agora com sinalização luminosa

O Adro da Igreja, propriedade do Patriarcado, passou a ser devassado nos dois sentidos de acesso e regresso por viaturas que se dirigem ao Largo do Pousada.

Ora a Planta indica o trânsito local, mas a realidade é diferente, pois no Largo da Pousada foi colocado um sinal proibindo trânsito descendente na Miguel Torga. 

Sinal na parte de cima da Miguel Torga sem registo camarário no verso

Por sua vez, na parte de baixo da Rua Miguel Torga, também um sinal proíbe a entrada nessa Rua em sentido ascendente. 

Isto é, a Rua Miguel Torga nem desce nem sobe...é Rua Proibida. 

Pergunta-se: Quem manda em Sintra? Quem fixa ruas e circulações?

🔃 

Toponímias

Como funciona essa coisa da atribuição de nomes a Ruas? Aparentemente deve existir algum rigor, um suporte credível pois não se dão nomes a granel...

Então quando são nomes de pessoas Ilustres, a respeitabilidade do homenageado deve ser garantida a partir do suporte da proposta para a sua atribuição. 

Seria bom podermos apreciar a proposta para o nome de duas Ruas, uma certamente em estilo do Estado Novo para a Rua Miguel Torga, médico e escritor.

Rua sem casas, de trânsito proibido em dois sentidos, só muros e árvores

Senhores presidentes da Câmara e da União de Freguesias de Sintra, por favor entendam-se e assumam as posições de autarcas junto da Parques de Sintra. 

A outra, mais moderna, para honrar o grande artista plástico Júlio Pomar. Deveria ler-se o que foi escrito para a atribuição do Seu nome a esta Rua em Mem Martins.

Surrealismo é o mínimo que se pode dizer

Senhor presidente da Câmara, Senhor presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, não entenderão que isto é uma vergonha além de perigo?

Vá, conversem, vejam quem tem de resolver isto antes das eleições e, por favor, ao menos respeitem os homenageados que eles bem o merecem.

Em cada dia, em cada hora, se vai notando como Sintra falha. 

Sintra não merece isto. 


Sem comentários: