terça-feira, 21 de janeiro de 2020

SINTRA: SR. PRESIDENTE...OS CANTOS DE SEREIAS...

Perigo de sereias aduladoras

Temos para nós que Sua Excelência, com a sua perspicácia, já identificou algumas sereias aduladoras, com pouco cheiro a mar mas muitas escamas na mente.

A termos razão, poderia Sua Excelência evitar que tentem banhar-se nos aposentos camarários oficiais ou para-oficiais, pois sereias são amiúde perniciosas.

Belos tempos aqueles em que o autor destas linhas era avisado pelo Mestre-Escola de que "as sereias só cantam ao comandante...para afundar o navio". 

Palavras não esquecidas do Professor Passos, um Homem de vocação republicana que, em 1948, nos ensinava a fugir das metamorfoses usadas por sereias. 

Sereias que "cantam" nas ondas 

Sereia que seja perfeita só dirá a Sua Excelência coisas belas, das que gosta de ouvir, numa miscelânea tão paradisíaca que lhe criará sonolência adormecedora.

Sabe-se que as sereias vivem da onda, escorregam nuns limos, mas com fingimento estudado sereia que se prese não desiste de comer crustáceo que apareça.

Entre vénias de elegância - sereias deliram fazer vénias - surge o escaparate de apetites guarnecidos com presunçosas elevações na espuma das ondas.  

As sugestões surgem mais frequentemente e podem deixar Sua Excelência confundido entre a realidade e a ficção, pois sereias não mostram o que são.

Canto I - Câmara e trânsito


Uma pedonal incómoda...

Há dias, à boleia de (falsas) preocupações, mas no interesse pessoal e de automobilistas, ressurgiu a tentativa da única pedonal de Sintra passar a ter trânsito.

Aquela parte pedonal da Heliodoro Salgado, onde apesar dos abusos e falta de civismo os peões têm o seu espaço, é um incómodo inacreditável a certas gentes. 

Quando presidentes de Câmara insuflam ar em peitos de sereias...elas incham e, entre doçuras e cantos eruditos, fazem as sugestões típicas de más amantes.

A pedonal da Heliodoro Salgado é dos peões e em nada contribuiria para soluções no trânsito, antes pelo contrário seria forte motivo de agravamento.        

Canto II - Câmara a "proteger" senhorios

As sereias também sabem disfarçar os seus cantos...quase apelando que a manutenção  externa de edificações possa beneficiar de apoios aos senhorios...

Não deixam de ser curiosas tais sugestões onde - praticamente salvo uma ou outra  excepção - os edifícios se encontram em estado perfeitamente aceitável.

Será que tão simpática sugestão, que qualquer senhorio agradecerá, se ajusta a algum caso específico e, dessa forma, impediria o aumento das rendas?

Evidentemente que, a ter êxito tal sugestão, os senhorios ficariam imensamente gratos à sublime intervenção do inquilino, esvaziando pretextos de actualização. 

A Câmara até dispõe do mecanismo de agravamento do IMI para os proprietários  de edifícios degradados, forma de pressionar à conservação dos imóveis.

Sereias agora protectoras dos senhorios? Merecem compensação...

Sereias...astutas...



Sem comentários: