quarta-feira, 5 de setembro de 2018

SINTRA: DR. JORGE COELHO, "CURADOR" DOS TRANSPORTES

O lider que nos faltava

A forma de Jorge Coelho - como Presidente do Conselho Empresarial de Sintra - avisar o Presidente da CP pelas "grandes queixas que há no concelho relativamente ao funcionamento dos comboios" foi exemplo de preocupação com os utentes.

O não autarca marcou espaço político com o aviso ao responsável pelos incómodos causados aos sintrenses regulares utilizadores do comboio e aos milhares de turistas que diariamente buscam um destino promovido em que acreditaram.

(A notícia de hoje segundo a qual a partir do próximo Domingo vão ser repostos horários na Linha de Cascais (sem alusões a Sintra) denota o papel pouco relevante dos actuais responsáveis autárquicos de Sintra)

Imaginámos avisado metido no fundo da cadeira, receoso de ter o futuro comprometido, pensando numa saída airosa...e logo surgiu o anúncio de que iriam ser adquiridos novos comboios, numa tentativa de esvaziar o aviso recebido. 

Quanto a nós, foi o arranque de Jorge Coelho para uma nova caminhada de alguém que conhece bem Sintra, sabe intervir, se preocupa com o futuro e não com a defesa do tesouro, agarrando áreas sensíveis e que têm sido desmerecidas. 

Falou nos comboios e, certamente, intervirá nos transportes rodoviários, sabendo que as palavras do presidente da câmara foram de satisfação e "não temos tido nenhum problema com o operador, que até ao momento tem sido sempre correto connosco".   

Recomecemos...falando de transportes

A prova de confiança que acima damos, não se pode confinar aos comboios mas a outras vertentes em que o alheamento tem sido a maior virtude e que teremos de colocar a Jorge Coelho face ao empenho e dedicação a Sintra que manifestou.

As afirmações de Sua Excelência (o presidente da câmara, entenda-se) sobre comboios e sobre transportes rodoviários caracterizam (preferíamos não o dizer) uma fraqueza de conhecimentos tão grande que qualquer utente olhará para o Céu.

Jorge Coelho, um politico credível, saberá da divisão do Concelho de Sintra: - Entre Lisboa e Cacém aplica-se o Regime das Coroas de Lisboa e a partir do Cacém é o jogo dos passes "combinados" com serviço deficiente e elevados preços.

São preocupações de Sintra que exigem a unificação do acesso a meios de transporte, porque os sintrenses são todos iguais nos seus direitos e obrigações.

Carreiras, custos, serviços prestados   

Falemos da principal operadora no território de Sintra, com Sede e Domicílio Fiscal em Cascais, que - explorando os acessos à Serra com preços elevados - presta no resto do território serviços mínimos que só agradarão ao Edil de Sintra.

Ora Sua Excelência (o presidente da câmara, entenda-se) deve estar muito longe da realidade dos transportes rodoviários e não será agora que o iremos ajudar a saber, porque as declarações feitas dão a entender alheamento completo. 

Optamos por levar ao Dr. Jorge Coelho aquilo que Sua Excelência não saberá, embora se saiba que a Câmara possui Técnicos qualificados que, solicitados a actuarem, o ajudariam a conhecer a realidade para depois tomar uma opinião justa.

Pois bem, Sintra com um território de 319,23 quilómetros quadrados é 3,27 vezes maior que Cascais, municipio também servido pela mesma operadora: Scotturb.

Nos dias de semana, nos dois concelhos, a Scotturb efectuará cerca de 1337 circulações, sendo 802 em Cascais (60%) e 535 em Sintra (40%);

Em Carreiras Circulares, 247 ligam-se ao Terminal de Cascais, sendo 45 em Sintra;

Carreiras completas depois das 23 horas: 12 em Cascais e 5 em Sintra;

Últimas partidas entre as 20 e 23 horas: 16 em Cascais e 11 em Sintra;

Últimas partidas entre as 19 e 20 horas: 8 em Cascais e 9 em Sintra;

Últimas partidas antes das 19 horas: Zero em Cascais e 3 em Sintra. 

Neste quadro, Sua Excelência alheia-se ao dizer "não temos tido nenhum problema com o operador"...pois a operadora é que não tem tido nenhum problema com Sintra.

Jorge Coelho com outra pista: A bilhética

A bilhética constitui outra confusão. Há bilhetes "Pré-Comprado MOV+" com um preço, Tarifas de Bordo TB1, TB" e TB3 com outro; Tarifa Urbana, Buscas, Zona Verde, Giro, Shopbus. Bilhetes limitados na validade.

Há percursos que, numa carreira tem um preço e noutra carreira o mesmo percurso tem o preço mais elevado. Uma Tarifa Urbana pode custar 1,15€ e a de Bordo 2,35€.

Acresce que alterações nas carreiras, inclusive terminais antecipados que implicam ligações, levam a maior parte das vezes ao pagamento de novos bilhetes...

Qual tem sido a intervenção da Câmara para normalizar a prestação de serviços e bilhética em Sintra e garantir mais cobertura ao território? Sabem? Vê-se e sente-se.  

Com a indiferença dos serviços responsáveis, quereria Sua Excelência que o "operador" (como lhe chama) lhe criasse problemas? Nem parece ter experiência...

Com estes dados, Jorge Coelho pode começar a entranhar-se noutra área autárquica, agora da cobertura rodoviária do território, compreendendo porque grande parte dos municipes se vê obrigada a recorrer a viaturas particulares. 

Fica assim depositada no Dr. Jorge Coelho a confiança de que atentará firmemente na grave situação dos transportes rodoviários em Sintra, para bem dos utentes. 

O Presidente do Conselho Empresarial de Sintra tem capacidade para resolver. 

Sintra merece um novo caminho. 

1 comentário:

Joao Diniz disse...

Com Jorge Coelho a nossa Sintra tem, pelo menos, a Sonangil a construir um Gandarinha qualquer, onde o cidadão quiser. E não terá de se incomodar muito, porque o presidente de câmara imobiliário tratará do assunto! Tudo "contemporâneo"!