segunda-feira, 17 de setembro de 2018

SINTRA: "CAPITAL" DOS PILARETES? TRÂNSITO E GANDARINHA

Obsessão por alterações no trânsito?

Poucas horas tinham decorrido sobre a retirada das Propostas apresentadas pelo Presidente da Câmara para Alterações no Trânsito e algo surgia como prova vital.

A notória obsessão por se fazer sem esperar que outras pessoas credíveis sustentem diferentes soluções para o trânsito na Vila de Sintra torna-se preocupante.

Com efeito, a primeira conclusão que se vai tirando de tanto afã é que a politica posta em prática se prende com a eliminação de espaços para estacionamento livre.

Veja-se as imagens seguintes, porque falam melhor que palavras.

Desde o início da Rua Bernardim Ribeiro, os pilaretes passaram a vedetas


Depois, na Visconde de Monserrate, há pilaretes para todos os gostos, como vemos:

Para baixo...

Para cima

Entenderão que seja para proteger e bem-estar dos peões? Ou terá sido para acabar com os poucos espaços onde alguns carros ainda estacionavam gratuitamente? 

Como caminham os peões? Com um pé em cima e outro em baixo? 

Mas, se a intenção era "proteger" peões, é curioso que tal desvelo termine aqui, precisamente onde é maior a circulação de viaturas numa bifurcação:


Em tese, pode dizer-se que os dois falhados Planos de Alterações no trânsito só conseguiram eliminar espaços gratuitos e prejudicar utentes de transportes.

Pode admitir-se, mesmo, que em breve surjam louvações e com pompa e orgulho de anuncie ser Sintra a primeira Vila sustentável em pilaretes... 

A zona de obras da Gandarinha

Do outro lado da Rua que dá acesso de veículos pesados às obras da Gandarinha, há poucos dias o muro sobre o Parque da Liberdade sofreu danos relevantes.

Os danos, ainda na Rua Luiz de Camões, poderão ser susceptíveis de fazer perigar pessoas, quer nessa Via quer no Parque, exigindo a rápida reparação:


Desconhecemos se alguém da Câmara apurou das condições em que estes danos foram causados e que providências se tomaram para a reparação? E Quem suporta?

O pouco falado silo automóvel da Gandarinha

No entusiasmo de alguns sobre as Alterações no Trânsito Não se fala no silo auto em construção na Gandarinha para mais de 100 carros e acesso público e pago. 

Isto é, além das remoções (a propósito para onde seguiram as pedras retiradas?) é em pleno Centro Histórico que vai haver um rentável silo de parqueamento público.

Tal silo fica mesmo dentro da Área Protegida pela Unesco, não fica ao lado como a Volta do Duche e sabemos do que se passou quando um silo auto esteve previsto.

Então sobre o silo na Gandarinha não se levantam vozes? As bandeiras da vitória na luta da Volta do Duche foram enroladas e guardadas para recordações periódicas?

Aristocracia de primeira linha, exibicionista, perdeu os seus valores? Ou bastou um oportuno assento em vulgar conselho para calar o sentido crítico?

Foi uma pena neste caso da Gandarinha não haver pioneirismo na difusão, para orientar as massas gloriosamente resistentes e garantir o registo de mais uma vitória.

Sintra não merece isto



Sem comentários: