segunda-feira, 24 de setembro de 2018

SINTRA: SR. DR. BASÍLIO HORTA, ISTO É RESPOSTA TURÍSTICA?

O falhanço das alterações no trânsito

Pode haver outro nome que, por elegância, omitiremos. Bastará dizer que alterações no trânsito, sem pés nem cabeça, desplanificadas, lesaram e lesam Sintra. 

Desde 26 de Março Sua Excelência tem permitido a afronta a milhares de visitantes que sonharam um dia conhecer Sintra e foram (e são) literalmente sacudidos

Para milhares de visitantes, turistas ou munícipes, este é o ponto do...abalar 

Visitantes que desçam de Chão de Meninos, estão confinados a chegar aos Paços do Concelho, ver o belo edifício e darem, obrigatoriamente, a volta de regresso.

Se descerem pela Visconde de Monserrate sofrem igual atafulhanço com filas e autocarros chegando...demorarem...entupirem...partirem...e...voltarem...

Um ciclo infernal em épocas de Turismo e Sua Excelência parecendo indiferente às filas lentas para quem tem pressa, ao desperdício do tempo para turistas.

Isto é anti-turismo, um inferno inesperado para os visitantes, desrespeitados depois de darem a Sintra a preferência entre outros destinos pelo mundo. 


11,30 de dia 21 de Setembro de 2018

11,31 de dia 21 de Setembro de 2018

Trânsito atafulhado, parado, até uma viatura pesada que vem...de onde dizem que o trânsito era para ser retirado...mas continuamos a ver carros e carros.

Sua Excelência foi incapaz de pôr cobro a este problema, como lhe competia.

Que falhanço tem Sua Excelência para colocar no curriculum de autarca.

Isto é TURISMO? Reflecte os ensinamentos que teve noutros cargos?

🔃 

O terreiro da Cavaleira

Imaginamos Sua Excelência, na pele de vulgar turista, chegando a Sintra  e ansioso por ver paisagens citadas por Byron e replicadas por conselheiros dos novos dias. 

Transportando-se num discreto e popular Mercedes, sentado ao lado do motorista por modéstia ou humildade, quer integra-se - rapidamente - nas belezas anunciadas.

Buscará o Aviso, a indicação, a recomendação, algo que lhe garante estar em território ímpar, talvez veja algures "Património da Unesco"...estará atento. 

Chega ao local indicado para repousar da viatura e depara-se com um terreiro, do estilo para acampamentos em zonas inóspitas da Líbia, tout venant sem camelos... 

Como vai ficando o terreiro para estacionar viaturas 

É aqui que Sua Excelência vai deixar a sua viatura? Lá longe verá a "Bilheteira" que acaba de ser montada e uns contentores sanitários, além de pilaretes com cordas.

Por detrás há mais em perspectiva...Sua Excelência entrou noutro mundo...

Uma provável extensão do terreiro...com outro terreiro ainda sem tout venant

Pensará que foi uma solução adequada...prestigiante...a recomendar Sintra como destino, motivo de orgulho, experiência a recomendar a amigos e conhecidos? 

Se sim, nada conhece do mundo e vamos ajudar a conhecer um pouco...

Falaremos a Sua Excelência de Orta de San Giulio. Vamos explicar devagarinho...

Um dos parques de estacionamento de Orta de San Giulio

Orta de San Giulio é um município que faz parte da Rede das Mais Belas Aldeias de Itália. Lá se encontra o Sacro Monte que é Património da Unesco, como Sintra. 

Sua Excelência aprecie um dos parques disponíveis em Orta de San Giulio e compare com o terreiro da Cavaleira. Não se sentirá constrangido? 

Nós sentimo-nos envergonhados, pois tinha obrigação de exigir propostas de solução adequadas à dignidade histórica de Sintra. Mesmo a médio prazo.

Dúvidas a esclarecer por Sua Excelência

Que direitos reserva aos munícipes?  Como o dinheiro dos municipes é que paga o arrendamento do terreiro da Cavaleira, são gratuitos os seus estacionamentos?

Por outro lado, como Sua Excelência tem sancionado um velho projecto de afastar os sintrenses da sua (nossa) Vila, os acessos rodoviários serão gratuitos? 

Seria interessante que Sua Excelência respondesse, uma prática pouco usual.

#Este é o descaminho" de Sintra, contrário ao que prometeu.


4 comentários:

Unknown disse...

Conheço e adoro Orta San Giulio... vila "sem complicacoes" e espetacularmente bela. A visitar...

Fernando Castelo disse...

Caro Pedro Miguel Monteiro Saraiva,

Muito grato pela sua visita e pelo comentário.

Realmente Orta de San Giulio é um local onde nos sentimos bem e gostamos de caminhas nas suas ruas. Que maravilha o passeio de barco e darmos a volta pela Ilha.

Um abraço

Fernando Castelo

Unknown disse...

A viatura pesada foi levar material para uma montagem de um espetáculo realizado no palácio da vila

Fernando Castelo disse...

Caro Desconhecido (a),

Ainda bem que prestou este esclarecimento que muito agradeço.

Pela hora, e pela justificação, surge o receio de que no Centro Histórico, Vila Histórica, que se pretenderá dar aos peões, àquela hora ainda um camião esteja saindo da mesma.

SE bem programado, teria descarregado à noite ou até às 10 horas da manhã.

É outra prova da anarquia vigente, em que descargas, passagens, continuam um pouco sem rei nem roque, desmentindo aquilo que foi propalado como objectivos.

Muito grato pela achega.

Fernando Castelo