quinta-feira, 13 de setembro de 2018

SINTRA: SR. PRESIDENTE, DA "LEBRE" AO TRÂNSITO FALHADO

Perigo das lebres difusoras...

Sua Excelência, pela certa, não deixará de retirar as devidas ilações pelo inêxito da segunda fase das alterações de trânsito que a Câmara quer impor em Sintra.

Antes, porém, numa atitude que - quanto a nós - Sua Excelência não merecerá de um munícipe, iremos alertar para os riscos de surgimento de eventuais "lebres". 

Coçadela em pé de orelha

Com efeito, correm-se riscos diversos quando, com nebulosas intenções, os projectos surgem em público muito antes dos seus normais decisores os avaliarem.

Antes de Vereadores conhecerem as Propostas que iriam à Sessão de Câmara de 11 deste mês, já eram públicas "novas medidas" no trânsito a partir de 22 de Setembro.

Obviamente que não se admitindo infiltrações, o dever de reserva pode ter sofrido um descuido, que uma lebre correu a difundir com ostentação imprópria.

Claro que, neste caso, a lebre perdeu o fôlego e passará de cabeça baixa pelos Paços do Concelho, mas receamos que este episódio não sirva para se repensar.

Como é possível, até neste campo, nos depararmos com situações destas?

Falhanço da segunda fase do trânsito

Estamos em crer que o episódio acima descrito acabou por ajudar ao falhanço, levando os munícipes não bajulantes repensarem mais e muito sobre o tema.

Esperávamos que Sua Excelência, face ao inêxito das alterações a partir de 26 de Março, as suspendesse como sinal de humildade que reverteria a favor da imagem.

Não o fazendo, deixou que o problema criado se arrastasse num manto acolhedor para os responsáveis directos pelos erros impostos e danos daí emergentes.

Ao invés, desviou o tema para a Cavaleira com um arrendamento urgente justificado por Sua Excelência com "porque vem aí o Verão", que falhou nos objectivos.

O Verão passou e os sintrenses andam boquiabertos sobre como foi possível tudo se ter passado em Sintra com as consequências tão negativas a vários níveis.

Para quando a solução devidamente planificada?

Se a primeira fase tinha sido, notoriamente, uma manifestação de Poder em que o nexo passou de lado, a Proposta de agora não fugia aos mesmos princípios.

Sem objectivo final e sequência de etapas a cumprir, sem Parques periféricos adequados e capacidade de transportar pessoas, a Proposta era inexequível.

Como é possível num destino histórico como Sintra, oferecerem-se estacionamentos pavimentados com tout venant e sem condições mínimas adequadas?

Cavaleira: é em "ofertas" deste tipo que se suporta o turismo sintrense? 

Para ajudar ao conhecimento de quem louva este "parque" da Cavaleira, mostramos um dos parques de estacionamento que servem o Neues Schloss em Bayreuth:


Depois temos os acessos: Se Sua Excelência subir à Serra nos autocarros actuais, em pé e aos tombos, perceberá que tal percurso exigirá só lugares sentados.

Por isso, carece de definição o tipo de viaturas licenciáveis e passíveis de aceder à Serra, capacidade e tamanho, para não se eliminarem algumas...e surgirem muitas.

O recurso de Sua Excelência ao adiamento das Alterações ao Trânsito (diz-se que até final do ano) talvez permita um Projecto lúcido e devidamente ponderado.

Tanta coisa há para repensar Senhor Presidente e depois apresente um Projecto de cima abaixo, com Objectivo Final e Planeamento das progressivas etapas.

É assim que se faz a gestão de tudo...inclusive do Turismo e Respostas a dar.





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