sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SINTRA: SR. PRESIDENTE, UMAS QUESTÕES DE RESPEITO...

Sua Excelência, salvo se não tiver bons conselheiros, andará muito desviado de Sintra, das sua gentes, dos problemas colectivos e respostas que devem ser dadas.

É conceito quase universal - há excepções de opinião pouco honrosas - que em regime democrático os eleitos não o são para o Poder mas para a Responsabilidade.

Responsabilidade que, pela gestão, é o espelho mais transparente dos eleitos, mais que a transparência falada e que as promoções escrevinhadas por servidores.

Neste contexto - e fora dele - os munícipes, os visitantes turistas ou não, quantos em Sintra vivem, trabalham ou se deslocam exigem de Sua Excelência o maior respeito.

Falemos de higiene pública

Quando situações como as que iremos descrever se arrastam, a palavra "fantástica" que Sua Excelência por vezes usa carece de muitos suportes para se enquadrar.



As fotos acima, com entulhos que se arrastam há semanas, não constituem excepções, multiplicam-se pelo concelho, sem que a remoção seja providenciada.

Sua Excelência certamente não gostará das imagens. São de hoje e nelas os sintrenses podem ver as preocupações com a higiene pública e controlo de pragas.

Ou será que tudo isto, a degradação da higiene pública faz parte de um processo de acumulação de descontentamentos para obrigar a uma solução musculada?

Sintra não pode ser candidata a "Capital do Lixo". 

Falemos de Turismo

Sua Excelência pouco conhecerá do Centro Histórico para lá do Hotel Central ou do Paris (o antigo Hotel Netto já é mais escondido) daí não ver a Rua dos Arcos. 


Pode dizer-se (aqui com propriedade) que é fantástico Sua Excelência ainda não ter visto a Rua dos Arcos (por debaixo do Paris...) e que todos os turistas apreciam

Há anos que abordamos o nojo, a sujidade, os perigos e Sua Excelência, agora com tão elevado número de "conselheiros", sem saber...para medidas adequadas.

Também Sua Excelência merece umas breves palavras sobre as alterações no trânsito em tão má e desprogramada hora tomadas, mas muito louvadas por 1/400.000.


A imagem (de ontem) fala por Si, exactamente, fala por Sua Excelência que em Maio justificava um oneroso arrendamento porque, dizia, "(...) vem aí o Verão (...)".

Estamos a chegar ao Outono, visitantes e milhares de munícipes têm sido vítimas, e Sua Excelência ainda não pediu desculpa a ninguém, e já tarda.

Há muitas vítimas das alterações impostas. Passageiros de transportes públicos. Trabalhadores a caminho dos seus postos de trabalho. Gastos elevados.  

Sua Excelência não foi capaz de inverter a grave situação criada e o território passou a andar ao sabor do momento enquanto tem criado "conselhos" e "conselheiros".

Terá de compreender que residentes e visitantes, exigem o maior respeito porque vivem numa sociedade estruturada onde Sua Excelência é responsável. 

Sintra não merece isto...nem esta pode ser a sua imagem.


Sem comentários: