terça-feira, 28 de setembro de 2021

SINTRA: RESULTADOS ELEITORAIS PENALISAM O PS

"Na Assembleia Municipal teremos maioria absoluta" Basílio Adolfo Horta não consegue evitar tentativas de desinformação

Dolorosa imagem do mais prestigiado e era belo parque Sintrense

Município das inverdades

É preocupante que Basílio Adolfo Horta tenha uma tendência para escorregar da realidade, sabe-se lá se sem se aperceber, o que, politicamente, é inaceitável.

Se passarmos - com cautelas - pela página pessoal que Sua Excelência, certamente com esforço e sacrifício autárquico, mantém no Facebook, teremos a visão certa.  

Claro que o êxito pessoal seria bem diferente se não contasse com meia dúzia de pessoas disponíveis para falsos enaltecimentos que devem ser agradecidos.

Lançador de verdades que não são tanto, diga o que diga, logo tem retorno por quem lhe deva gratidão e louve amiúde, na "rede social" que, só para ele, não é "esgoto". 

Uma das inverdades (ao estilo de tantas vezes dita a mentira passa a ser verdade) prende-se com o dito "Hospital de Proximidade", insistentemente propagandeado. 

A frequência de exibições conexas, feitas por pessoas por quem nutro o maior respeito pessoal, deveria causar a quem as usa desconforto e razoável mal estar.   

Os munícipes sintrenses não merecem - mesmo que se tenham desligado das suas obrigações de cidadãos - a sistematização deste estilo de mentira qualitativa. 

É quase estultice recordar, mais uma vez, as declarações do ex-Ministro Campos Ferreira, que "será um polo do Hospital Amadora/Sintra, sem internamentos". 

Sobre esse tema, recordaremos ainda - para contenção de crédulos (que não ingénuos) louvadores - a notícia de 9 de Julho de 2020, sobre Novos Hospitais:

Dos quatro Novos Hospitais...nenhum é de Sintra

Publiquem entusiásticas imagens e vídeos, mas digam que o dito Hospital não terá todas as valências e as camas serão para convalescentes do Amadora/Sintra.

A desmobilização dos eleitores

Contando com a benevolência de quantos visitam esta página, o que escrevemos anteriormente era indispensável para a compreensão do Ato Eleitoral. 

Todos os sintrenses foram vítima (até os gratos e louvadores) de uma desviante prática autárquica, com sublimação de êxitos e negação de direitos coletivos.

Tivemos blá-blá-blás, jardins e parques verdes, um "parque romântico" em "tempos de escuridão", mais de 500.000 €, mas o histórico da Liberdade ao abandono.

Foi a dureza na compra das ruínas do Hotel Netto, para um "hotel para a juventude", acabando vendido há mais de 5 anos, com estranho plano de pagamento:
"20% quando da adjudicação, 30% quando da abertura do hotel, 25% seis meses depois e 25% um ano decorrido após abertura".

Como o novo Hotel ainda não abriu, pelo Plano estabelecido ainda faltarão 80% para a Câmara receber...será que alguém sabe o que se passa?

Tivemos a construção do Parque da Cavaleira, que praticamente de nada serviu além de custos elevadíssimos com arrendamento e estruturas. 

A dita Pousada de Jovens, que (segundo Sua Excelência) era um investimento de 3,2 milhões de euros, será património das Infraestruturas de Portugal.

Os transportes públicos, continuaram com muitas deficiências na cobertura do território e frequência de circulações, sem que a Câmara desse passos positivos. 

Com certo ar de espanto, lemos declarações de Sua Excelência a anunciar reposição de comboios em circulação...exactamente no dia em que foram suspensos.

E podíamos continuar...estacionamentos pagos, higiene pública, acessos a lugares históricos, abandono generalizado por quase todo o concelho...

Penalização do PS

Como é possível que Basílio Adolfo Horta tenha anunciado "maioria absoluta na Assembleia Municipal", o que não era verdade? 

Nestas eleições, o PS foi o partido mais perdedor (- 11239 votos que em 2017) quando os eleitores inscritos aumentaram (+10.546). Obteve 45.784 votos. 

A Lista de vários partidos liderada pelo PSD, atingiu 35.702 votos, conseguindo os mesmos quatro Vereadores (- 2683 votos que em 2017).

As conhecidas divisões internas no PSD acabaram por servir o Basilismo, que certamente não se alheará na atribuição de cargos remunerados.   

Quanto a outras Organizações concorrentes os votantes aumentaram (+9684). 

Os Votos obtidos por outros Partidos e Movimentos (chamemos-lhe Oposição) ascenderam a 78.265, mais 32.541 o que teria permitido alterar o Executivo.. 

O Chega, com 11786 votos e um Vereador eleito, pode vir a destacar-se no futuro, já que as populações se sentem cada vez mais desiludidas.

O Pcp/Pev, mantém a queda eleitoral com menos 780 votos, fazendo meditar sobre a sua vocação na defesa das populações e não apoiar decisões Basilistas. 

O Bloco de Esquerda, com pouca visibilidade autárquica, perdeu 775 eleitores.

O PAN ficou pelos 660 eleitores, o que seria impensável face à sua ideologia. 

(*) O NÓS Cidadãos, Movimento que teve dificuldades acrescidas para se legalizar, conseguiu 3848 eleitores e criou boas perspetivas futuras.

(*) A Iniciativa Liberal, novidade no panorama político de Sintra, também liderada por um Sintrense, obteve 3475 votos, resultado bastante animador para o futuro.  

Que o Partido Socialista foi o grande perdedor não restam dúvidas, devendo continuar-se a exigir responsabilidades pelo arrastar de solução coletivas.  

Nota final

Não cremos que Basílio Horta se mantenha por muito tempo em Sintra. 

Na realidade, dos problemas sentidos pelos sintrenses, poucos se resolverão com o seu sucessor que rapidamente será rodeado por quem hoje serve Basílio.

Irão surgindo personalidades em bicos-de-pé, que se ajustarão a quem estiver no poder, trocando - quantas vezes - a dignidade por uma ou outra mordomia. 

Sintra, que nos últimos anos tem perdido muito do seu encanto, tornada mais de dormitório para pessoas que trabalham fora da sua área, será de indiferentes. 

Hoje, já hoje, quantos residentes no concelho conhecem Sintra e a sua riquíssima História? Pode dizer-se que centenas de milhar a abandonam diariamente. 

Os movimentos pendulares em sentido oposto, deixarão Sintra vazia de sintrenses. 

SINTRA NÃO MERECE ISTO! 

SINTRA MERECEU O RESPEITO DE TODOS OS SEUS AUTARCAS!



(*) - Página alterada em 29.9.2021, devida à falha, por omissão, da Iniciativa Liberal. Aos caros visitantes o nosso pedido de desculpa. 


Sem comentários: