domingo, 3 de outubro de 2021

VANCOUVER E VITÓRIA, A VIAGEM DESTE FIM DE SEMANA

 O recomeço

Com Certificado de vacinação e devidas cautelas em aviões e aeroportos, nesta Sexta-feira retomámos as viagens pelo mundo. Desta vez à Columbia Britânica.

A partida na sexta-feira foi às 7,30h, Voo Lufthansa para Frankfurt com chegada às 11,30h. Depois, às 13,35h, direitos a Vancouver onde chegámos às 14,35h locais. 

A parte mais demorada foi o voo LH492 num moderno A350, bem instalados para 10 horas de travessia do Atlântico, passando-se sobre a Gronelândia menos branca.

As 8 horas de diferença horária, permitiram-nos apreciar a vida na cidade de Vancouver, rodeada de belos parques (sempre tão limpos) e montanhas à volta. 

Demos uma saltada ao Parque Capilano" e não podíamos perder a visão imensa que temos ao atravessar a ponte Capilano, onde descansámos do outro lado.



Aproveitámos para recuperar forças e, ainda no Parque Capilano, tivemos uma sombra que nos acolheu, com a frescura da água que corria. 


Tínhamos tempo e, antes de regressarmos ao centro da cidade de Vancouver, passámos pelo Stanley Parque...que é só o maior parque da América do Norte.

Como se chega ao Stanley Parque

Entrada do Stanley Parque com os Totens considerados pelas tribos como antepassados

Regressámos à cidade para a conhecer melhor e lá estava a estátua a "Jack, o bebedor de cerveja" e o famoso relógio a vapor conhecido em todo o mundo.

Relógio a vapor no Bairro Gastow

Eram horas de descansar num "dia com 32 horas", valendo-nos o dormir no avião, que nos descansou para os esforços que iriam ser exigidos.

O Sábado, muito cedo, justificava a ida à Grouse Mountain para rever tantas esculturas de madeira e, à cautela, estarmos atentos ao surgir de um ou outro urso...


O dia estava excelente e, depois de um curto passeio, regressámos a Vancouver para apanhar o ferry onde, numa viagem ainda longa, chegámos à cidade de Vitória.
 
Já no ferry, navegando no Pacífico

À chegada a Vitória ficámos admirados ao ver vários hidroaviões estacionados logo ali, perto da margem...soubemos depois que ligam várias localidades.


Também vimos, em rampas junto a residências, pequenos hidroaviões com que os residentes se deslocam muitas vezes para irem fazer compras mais distantes...

Uma vista da cidade

Fomos rever o Butcher Garden, uma imperdível  maravilha, extremamente cuidado, porque no Canadá os políticos não brincam com o bem estar das populações.




Perante estas imagens, com a alegria de termos visitado um parque em que todos se empenham para a sua beleza e conservação, regressámos à cidade. 

Este Hotel estava à nossa espera

O regresso

O nosso tempo já é pouco e o regresso previsto para o fim da tarde deste Domingo já nos causa o desgosto típico de quem não se quer afastar do que é belo.

Subiremos a ilha de Vitória em direção a Nanaímo (onde se apanha o ferry de regresso a Vancouver) mas antes recordaremos o povoado nativo de Chemainus.

Entrada do povoado

Centro do Povoado

De regresso a Vancouver, será curto o tempo para comprar umas recordações e, a meio da tarde, rumaremos para o aeroporto onde iniciaremos a viagem de regresso.

Aos "companheiros" de viagem deixamos um agradecimento sentido, esperando tê-los por aqui em futuras viagens por este planeta tão cheio de maravilhas. 

Não sabemos como terão sentido esta viagem. 

Pela nossa parte, foi com muito gosto que partilhámos um pouco do planeta que é nosso, tão cheio das maravilhas que todos devemos conhecer.

Que passem um bom domingo.






  

 

Sem comentários: