sexta-feira, 1 de maio de 2020

QUANDO NEM O COVID FAZ RESPEITAR O 1º. DE MAIO

Respeitar o 1º. de Maio


Neste Dia dos Trabalhadores, em que um pouco por todo o mundo se comemoram as lutas pelos seus Direitos, em Portugal tudo se tem degradado no devido respeito.


Era assim em 1975 e assim foi durante muitos anos, até que sucessivos governos, aos poucos, se tornaram participantes na perda de direitos de quem trabalha. 

Hoje, um Dia de Luta a que os trabalhadores têm direito, o Governo continua a permitir que as grandes superfícies estejam abertas, num contínuo desrespeito.

Aquilo que não fazem noutros países, fazem-no em Portugal, com todo o à vontade, sem que as autoridades de uma vez por todas se imponham. 

Na Polónia, a Biedronka (do Grupo Pingo Doce) está encerrada...


Em Paris, os estabelecimentos da cadeia Auchan estão encerrados...


Por cá, os trabalhadores dessas superfícies tiveram de ir trabalhar, num esforço que é maior porque se trata de uma desconsideração por uma data Histórica. 

Também a cadeia do Continente procede de igual forma, com as seus lojas abertas.


As medidas de contenção do Coronavírus decididas pelo Governo deveriam ter em conta que, neste Dia dos Trabalhadores, até por respeito, estariam fechados. 

Isto reflecte a pouca sensibilidade de respeito por quem trabalha, apenas um dos muitos segmentos em que tal se verifica, num sociedade cada vez mais injusta. 

Aqui fica uma modesta mas sentida homenagem a quantos, hoje, em vez da partilha do Seu Dia com as famílias, são obrigados a cumprir funções laborais. 

Viva o Primeiro de Maio...Um Dia de Luta. 


Sem comentários: