sexta-feira, 22 de maio de 2020

SINTRA: MÁSCARAS A "TAPAR" OS INFECTADOS COM COVID19

Oportunismo político com as máscaras




Hoje, quando em Sintra os infectados com o Covid19 ultrapassaram os 1000, devem atribuir-se responsabilidades aos políticos que pouco fizeram para o evitar.

Percebeu-se isso quando em 18/5 o site oficial do poder sintrense lançou a confusão com as máscaras, desviando os munícipes do grave aumento de infectados.

"Sintra distribui 1 milhão de máscaras", "serão entregues nas caixas de correio", como se brindes a fazer correr interessados de chave em punho, várias vezes ao dia.

"Bolas, ainda não chegaram", "vá vendo", "que ansiedade, nunca mais", "na minha rua nada", "será que alguém assaltou a minha caixa?". Preocupações diversas. 

Foi o seguimento do anúncio da abertura de 3 Centros de Atendimento, promessa de 21 de Março, que como outras não se confirmou, apenas abrindo Um na Agualva. 

Hoje, quando os infectados chegaram aos 1006, "não nos podemos esquecer...não nos podemos esquecer" de como fomos abandonados por políticos oportunistas.

Há um preocupante número de infectados porque não foram tomadas medidas firmes ou impostas regras tendentes à eliminação de fontes de contágio.

Não se admite a incapacidade do Presidente da Câmara em tomar decisões atempadas para proteger os 400.000 habitantes de que fala quando lhe convém.

Progressão do Covid19 em Sintra

Depois de 15/5, nos últimos 7 dias, Sintra teve 164 infectados, crescendo 19,477%. Lisboa teve 236, crescendo 12,613% e a nível Nacional 1617, mais 5,657%.

É um desprestígio para Sintra, que vá subindo de lugares neste dramático pódio, ficando a compreender-se porque, em vez de acção, surja a diversão das máscaras. 

Que medidas de combate aos contágios?

Praticamente Sua Excelência desapareceu. Mas para dar sinal de vida, desloca-se comodamente protegido em viatura confortável, talvez sempre desinfectada. 

Ter-se-à esquecido - ou a influência que pretende mostrar anda muito em baixo - do que passam os sintrenses que trabalham e de deslocam de comboio ou autocarro.

É altamente criticável que saiba - estamos certos que lhe dizem - o que tem sido a nossa vida dependente da CP e da Scotturb que continua Plano de Contingência.

A Scotturb, pelo que faz, até pode comprometer Sua Excelência, pois procede como entende e nada lhe é exigido cumprir com rigor para servir os utentes. 

A Scotturb, reduziu quase 60% das carreiras em Sintra e não as repôs para os sintrenses...mas logo que abriu a Pena...repôs as carreiras regulares. 

E Sua Excelência não sabe? Impossível. Tem obrigação de saber. 

O que Sua Excelência não mostra é poder para intervir na defesa das populações, de quem trabalha, de quem faz a riqueza deste país. 

Falou em Povo na mensagem de 25 de Abril, mas não defende o Povo.

Os comboios vão se enchendo, impedindo distanciamentos. 

As carreiras rodoviárias, pela sua redução, em horas de pontas andam muito lotadas, passageiros sentados e outros de pé, sem que apareça fiscalização. 

E Sua Excelência não sabe? É por não saber que não actua? 

Estão aqui as maiores fontes de contágio, que a falta de sensibilidade alimenta.

Anunciar, mais de 2 meses depois do início da pandemia, "mascaras" na "caixa do correio" é escamotear as responsabilidades que lhe cabem na insensibilidade.

Sua Excelência é responsável pela ausência de medidas de protecção.

Se não as toma, demita-se. 


2 comentários:

Anónimo disse...

Não devia ter fornecido máscaras a ninguém!
Quem as quiser que as compre!
Quase toda a gente usa cuecas e não é o contribuinte que as paga!
Mete o artigo na peida!

Fernando Castelo disse...

Estimada (o?) Anónima (o),

O ar professoral e ordinário da mensagem justificaria a não publicação. Temos as mãos limpas e a participação cívica totalmente desinfectada, não esperando nunca benesses de quem quer que seja.

Em parte alguma do texto se defende a distribuição de máscaras e a sua resposta é uma diatribe que só manifesta que a vida lhe corre azeda.

O que pretende a notícia, entre outras coisas relevantes, é que a súbita e tão propalada distribuição de máscaras pela CMS e chamadas de atenção ara as Caixas de Correio serviram para desviar os munícipes do aumento galopante de contaminados com COVID em Sintra.

Certamente percebeu, mas para que se conhecesse melhor a sua personalidade, não precisava do anonimato, que a usar a sua identidade brilharia em qualquer escola de educação.