sábado, 25 de abril de 2020

25 DE ABRIL, DOS SONHOS À ESPERA DE SER ENCONTRADO

Exemplar do Diário de Notícias religiosamente guardado

Naquela manhã de há 46 anos tantas dúvidas e receios se misturaram com a alegria de um promissor futuro para todos os portugueses. 

Passaram os dias, a alegria tomou conta das ruas, vieram os sonhos, tantos sonhos, vieram as lutas pela sociedade mais justa, pelos direitos dos trabalhadores. 

Os derrotados puseram a máscara, como se o 25 de Abril tivesse sido um vírus que eles um dia poderiam derrotar e voltar aos antigos privilégios.

Daí o 11 de Março, depois o perigo no 28 de Setembro, surgiria o 25 de Novembro e a sociedade veio a tornar-se, aos poucos, cada vez mais injusta. 

Tudo isto foi Abril, num processo que em cada dia se arrasta e podemos hoje dizer cada vez mais injusto para quem trabalha e para a igualdade de direitos. 

Os horários de exploração individual, os contratos a prazo de meses, de dias ou de horas, são uma chaga que é a antítese do que foram os sonhos de Abril. 

Fortunas aumentam, empresas nacionais com holdings no estrangeiro, invasão de capitais estrangeiros, nomeadamente da Ásia, a impor regimes de trabalho iníquos.

Pode dizer-se que, em nome da Democracia que os Capitães nos quiseram dar, os processo de corrupção se têm desenvolvido a um nível assustador. 

Hoje, comemorar Abril é uma obrigação de luta. 

"Se te perderes Espero que sejas encontrado"

Em 1979, crianças da Escola Preparatória de Manuel de Figueiredo, em Torres Novas, deram esta prova de confiança no futuro:

25 de Abril nasceu
Numa manhã airosa
Tão bela, tão bela, 
como a mais bela rosa.

Mil alegrias trouxe
Mil saudades levou
Este dia tão lindo
Que o Povo tanto amou.

Liberdade, Liberdade
Mas que nome tão lindo
Nasceu nesse Abril
Nesse Abril nascido. 

25 de Abril
Dia da Democracia
foi-se o fascismo
Veio a alegria. 

Dia da Revolução
mas que agitação
Foi-se o fascismo 
Veio a libertação.

Meu Abril, Meu Abril,
Meu Abril muito amado
Se te perderes
Espero que sejas encontrado.

(Isabel Maria da Silva Pereira - Maria João Ferreira Gandeiro - Ana Maria Sequeira da Fonseca - Leonor Maria Moreno Damas Lopes - Helena Maria Marques Timóteo)

Que bela mensagem deixaram estas crianças de Abril. 

Abril também nos deve fazer avaliar como evoluíram as Crianças de Abril e como foi cumprido o seu futuro de crianças e depois adultas, entre tantos Ideais.  

Que passem todos um Feliz Dia...sonhando - sempre - com melhor futuro.

ABRIL, SEMPRE!



Sem comentários: