segunda-feira, 25 de maio de 2020

SINTRA: 25 DE ABRIL, DO SITE À MENSAGEM DE BASÍLIO HORTA

                             "Nós não devemos esquecer...nós não devemos esquecer", Da mensagem do Presidente da CMS, Basílio Horta, sobre o 25 de Abril

As múltiplas preocupações com a pandemia e ameaças à vida nas famílias, às nossas crianças e aos mais idosos, não ajudaram à celebração do 25 de Abril.

Foram múltiplas as preocupações, uns fechados em casa, outros arriscando porque os seus postos de trabalho não abdicavam da sua presença. 

Foram as promessas de máscaras que se têm diluído e, não chegando no devido tempo, aparecerem depois da pandemia só para garantir alguma encomenda... 

Em Sintra, com um Presidente tão longe dos munícipes, perdeu-se a "mensagem" difundida pelo site de serviço, supostamente de Abril...sem falar na Revolução.

Esperámos - nestes 30 dias - a rotineira adulação, o rastejar louvador a Sua Excelência pela arte do que disse, mas desta vez até tal serviço falhou.   

Como "não nos devemos esquecer" e Abril é quando um Homem quiser, a mensagem da Comemoração neste 25 de Abril de 2020 ficará para memória futura.   

Do site camarário

Como estas coisas nunca surgem por acaso, e se o fossem estariam ligadas à incompetência e bloqueamento político dos envolvidos, apreciemos o site.



Para se aceder à "Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Sintra" temos de ver a foto e clicar onde, entre "Vivas", um cartaz escreve "VIVA GEN.SPÍNOLA". 

"Não nos devemos esquecer"...que Spínola se demitiu na sequência da "Maioria Silenciosa" de 28 de Setembro de 1974, a que se acresce que...

...ao publicar-se tal foto/mensagem, alguém esqueceu que Spínola acabaria por fugir para Espanha a seguir à tentativa de golpe de 11 de Março de 1975.

Se tal fosse pouco, a que despropósito também se publicou a foto que segue?

Foto histórica, com o "ar do tempo" que Sua Excelência classificou de "esquerdismo violento"

Uma foto de Maio, com Trabalhadores no seu Dia. Cartazes: "Viva o 1º. de Maio", "Dia Internacional do Trabalhador" e "POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO".

O site a iludir Abril com multidão de Maio, ajudando  o Presidente por este ano não ser como habitual com "o nosso povo...o nosso povo" "em íntima ligação connosco".

Como se Sua Excelência vivesse alguma vez a Luta do Povo Trabalhador.

Entre enganos, foi #este o caminho para a mensagem de Sua Excelência...  

Da mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta

Quando a sociedade portuguesa passa momentos tão difíceis, era expectável a exaltação de Abril e do Movimento Libertador com palavras de confiança no futuro. 

Mas não. Foi mais um dizer abril, sem falar do Abril Libertador.

Juntando-se a políticos falecidos, falou de "luta" e "combate" com "gente corajosa que amou a liberdade"..."conheci-os de perto e participei nesta luta pela liberdade".  

Com tais virtudes de lutador "pela liberdade", que pena ter omitido que, já vitorioso, em 2 de Abril de 1976 se levantou e votou contra a Constituição da República.

Vejamos a Mensagem de Sua Excelência, ainda disponível em www.25abril.sintra.pt


rictus facial de Sua Excelência sugere constrangimentos, quiçá pelo coronavírus ter fechado o comércio florista, impedindo-o de ter cravo vermelho na lapela.

Esperava-se de Sua Excelência uma mensagem institucional, saudando os Militares que arriscaram a vida pela Revolução que pôs fim a 48 anos de ditadura...

...Ou saudasse os antifascistas que deram a vida a lutar pelo Povo e lembrasse torturas que eles sofreram no Aljube e cadeias da Pide por lutarem pela Liberdade... 

...Ou condenasse o regime totalitário, em que os repressores do poder exigiam, à sua passagem, que as portas estivessem abertas e todos se levantassem.    

Mas não. Sua Excelência preferiu a auto-elevação, de participante na luta pela Liberdade, quase de braço dado com figuras já falecidas que conheceu de perto.

Mensagem enrolada, com umas cinco (5) vezes de insistência repetitiva...recurso que faz recear falhanços dialécticos na política pela falta de conteúdo.

"Tinha de o fazer...tinha de o fazer", "o nosso povo...o nosso povo", "custou bastante a alcançar...bastante a alcançar", "lembramos destes homens...destes homens".

Culminaria com "não nos devemos esquecer...não nos devemos esquecer"

Nunca, desde Abril de 1974, na História da Sintra Democrática, algum Presidente entrou nos caminhos da individualização, antes se mostraram gratos à Revolução.

O 25 de Abril é a festa de um Povo que se libertou do fascismo. 

Isso é que deverá ser comemorado...SEMPRE. 


Sem comentários: