quinta-feira, 3 de outubro de 2019

SINTRA: UNESCO E TURISMO? QUAL QUÊ! ESTACIONAMENTOS

Curioso o substantivo Autarca (que tem dois géneros) podendo significar  "Vereador ou membro de uma autarquia local"...mas também "Ditador ou rei absoluto"...ou "Presidente de uma câmara municipal". 

Que opções na defesa da imagem de Sintra?

Quem passe por Sintra e venha a ser eleito para a sua gestão territorial, tem obrigatoriamente de se identificar com a sua História e defesa do Património.

Por outro lado, como característica do regime democrático que Abril abriu, é de bom tom e seriedade de sentimentos, que opiniões dos representados sejam apreciadas.

Parece que nem sempre estes princípios são tão amplos na sua prática, pelo que alertas ou sugestões apresentados são desvalorizados, o que é preocupante.

O que vamos mostrar tem sido alertado ao longo de muitos anos e temos como certo ser conhecido de Sua Excelência e do seu Vice, dizem que peloureiro do Turismo.


Em pleno Centro Histórico de Sintra, Património da Humanidade pela UNESCO, 11 horas de 24 de Setembro de 2019      ( Coordenadas 38.796946, -9.390895)

Porventura, os Autarcas Basílio Horta e Rui Pereira empenham-se tanto na imagem histórica de Sintra como no Projecto para reservar Estacionamento nas freguesias? 

Quem entenderá que o responsável máximo pela Câmara e o do Turismo permitam que se arraste e ofereça ao mundo imagens destas que nos envergonham?

"#É este o caminho" que Basílio Horta e o PS prometeram aos sintrenses quando das eleições autárquicas de 2017 com vitória celebrada a 20 metros deste local?

Incapacidade de gerir o trânsito?

Estão por inventariar (certamente não haverá interesse) os danos no turismo e na vida dos munícipes por força das monstruosas alterações feitas em Março de 2018. 

Sacrificaram-se transportes públicos, inventaram-se circuitos por S. Pedro, mas os autocarros turísticos continuam a duplicar a passagem no Centro Histórico.

Autocarros, autocarros, chegam...partem...voltam...imagens que evitam palavras

A Estrada de Chão de Meninos tornou-se o #caminho de ilusão para se chegar a Sintra e, depois de filas até aos Paços do Concelho, a solução é...o regresso!

A conhecida "Rotunda do Ora Bolas, vamos embora" frente aos Paços do Concelho

Milhares de visitantes são enganados nas suas expectativas, abalam sem ver Sintra, sem o comércio e o património contarem com eles...e dizem não voltar mais.

Desse falhanço, se o trânsito fosse prioridade, tomavam-se medidas, mas optou-se por um Projecto de Regulamento de Trânsito e Estacionamento que a EMES espera.

Tudo tão claro...estampado na "Mensagem do Conselho de Administração" da EMES onde se senta - como Presidente - Rui Pereira...Vice-Presidente da Câmara.

Não estaremos perante um caso de incompetência. Será, antes, um plano que não contava com a resistência dos munícipes: Estacionamentos a concessionar.

Objectivo: Estacionamento...e depois destas eleições?

Sabe-se que o Projecto apresentado não teve suporte técnico válido, que existe forte contestação ao mesmo, então porque o mesmo não é retirado? Porque espera...

Aparentemente, a decisão futura sobre os efeitos do Regulamente de Trânsito e Estacionamento, dependerá da votação obtida pelo Partido Socialista. 

Se os resultados forem abaixo do esperado, o dito Regulamento pode nunca chegar a ver a luz do dia pois Basílio não quererá arriscar perder as eleições Autárquicas. 

Se o PS mantiver a votação, as figuras que andam em contra-ciclo com os interesses mais profundos dos munícipes não deixarão de exibir o poder, aprovando-o.

Só essa expectativa justifica a não retirada do Projecto da discussão pública, à espera de melhores dias para serem impostas as medidas altamente penalizadoras.

A mistura de "Trânsito" com "Estacionamento" foi apenas um fait divers.

Sintra não pode ser gerida assim. 

Sintra merece mais.    

Sem comentários: