quarta-feira, 23 de outubro de 2019

SINTRA: SR. PRESIDENTE DA CÂMARA, LICENCIOU O PERIGO?

Avenida Raul Solnado, perigo junto ao Hospital Cuf

Avenida Raul Solnado (entrada e saída do hospital CUF)

Quando foi inaugurado este hospital em 3 de Junho de 2019, Sua Excelência apurou que entradas e saídas respeitavam a elevada circulação automóvel no local?

Talvez não. Na época, Sua Excelência vivia o Projecto de Trânsito e Estacionamento Pago em várias freguesias (ZEDL - Artºs 39.º a 46) a que agora chama "portagens". 

Ou seja, a análise do trânsito na Avenida Raul Solnado terá sido cometida ao mesmo Pelouro que tanto estudou o trânsito de Sintra com os resultados conhecidos.

Especialistas e peloureiro não se aperceberam que frequentes entradas e saídas não deviam ser tão directas para a Avenida, fazendo perigar pessoas e viaturas?

Uns tempos antes, na mesma via e mais à frente, uma grande superfície justificou escapatórias na entrada e saída para atenuar os perigos da circulação no local.

Avenida Raul Solnado (acesso e saída do Decathlon)

À falta de cuidados prévios sobre a segurança rodoviária e de peões, temos diariamente graves problemas no local, responsabilizando Sua Excelência.

5 Obstáculos no passeio logo a seguir à saída do Hospital (sinal luminoso, travessia de peões, marco quilométrico, paragem de autocarro e...carro estacionado)

Mesmo que o hospital CUF aumente o número de lugares de estacionamento os perigos decorrentes da saída directa sobre uma das faixas rápidas são evidentes.

Temos então um cenário preocupante que exige urgentes medidas correctivas:

. As viaturas que entram ou saem do hospital devem ter uma escapatória lateral direita de forma a evitar acidentes e a não concentrar viaturas paradas na Avenida. 

Sinal vermelho...bloqueia trânsito e impede saídas de viaturas do hospital 

. O sinal de trânsito parece estar deslocado pois, quando vermelho, faz acumular trânsito e impede saída do hospital. Talvez transferido para antes do Hospital...

. A paragem do autocarro (próxima do sinal) deveria ter escapatória, como acontece no lado contrário, para que a viatura não fique parada na via;


. O passeio é para os peões e não para estacionamentos, uns para não pagarem estacionamentos, outros porque o parque do hospital não tem capacidade. 

Isto são situações que os responsáveis deveriam ter tido em conta aquando do licenciamento das obras e do destino, com consequências posteriores.

O que mostramos - e outros munícipes têm vindo a salientar - exige rápidas medidas de Sua Excelência, pois não basta citar investimentos que depois ficam assim.

Fica mais um alerta, veremos quanto tempo leva a resolver.

Sintra e os sintrenses merecem mais. 


2 comentários:

Francisco Baudouin disse...

Caros amigos
Queluz, também tem tido o seu progresso e futuro postos em causa, motivado aos incoerentes e megalómanos projetos da autoria de Basílio Horta.
Convido vos a fazerem, uma visita ao meu blog, https://apostura.blogspot.com/
Cumprimentos !

Fernando Castelo disse...

Caro Francisco Baudouin,

Muito grato pela sua visita a este blogue, aqui fica a recomendação para se seguir o blogue "A Postura".

Cumprimentos e ao dispor,

Fernando Castelo