sábado, 12 de outubro de 2019

SINTRA, SR. PRESIDENTE, QUE SENTIMENTOS SOBRE A VILA?

"Sintra não é só a Vila"..."Sintra não é só a Volta do Duche" (ditos qualificados)

Podemos dizer que, pese o facto destes pequenos ditos nos chocarem, temos de dar razão a quem os profere, normalmente pessoas qualificadas e adeptas do poder.

Claro que, tais pequenas frases - quanto a nós - não corresponderão ao sentir profundo dos autores, antes serão eco de afirmações em ambientes mais recatados.

É uma pena, desoladora pena, que conceitos de políticos sem grande estigma, expressos em fóruns restritos, só possam ser conhecidos de forma pouco ortodoxa. 

Imaginamos então, nas privadas reuniões partidárias, ouvidos bebendo frases e palavras dos lideres para as repetirem quando calha, desconsiderando o local.  

"Sintra não é só a Vila"

Ora, as frases acima citadas e proferidas a qualquer propósito, não podem ser dos próprios mas corresponderão a escutas de pessoas mais qualificadas.  

Para suportarmos esta nossa convergência, teremos de dar razão a quem profere a frase, meditando nas imagens da Vila abandonada a que Sua Excelência não liga.

Porventura, pelo território sintrenses que não na Vila, encontrará Sua Excelência igual bebedouro onde mitigar a sua sede? Bebendo um cocktail de salmonelas?


Parque dos Castanheiros - Volta do Duche, Foto de 11.10.2019  (tem água) 

Será que Sua Excelência, publicamente, ratificará que se diga que "Sintra não é só a Vila", uma vez que é o mais alto responsável por este abandono tão denunciado?

Será que Sua Excelência, político que falará na higiene pessoal e colectiva, sente que "Sintra não é só a Volta do Duche", achando natural esta sujidade?

Volta do Duche...a privilegiada. Foto de 11.10.2019

Graças ao fino trato como Sua Excelência acolhe reclamações ou sugestões dos munícipes, uma refeição debaixo do Paris, seria a cerejinha máxima do turismo.

Rua dos Arcos, zona "privilegiada" da Vila

São singelas imagens, a que Sua Excelência - admite-se - dará a sua bênção pelos anos em que se arrastam sem que as altere aos amigos e residentes da Vila.

Estes privilégios (e há outros como o Netto, a militante eliminação de transportes directos ou uma creperia ambulante com árvore embrulhada em cima) emocionam.

Se Sua Excelência almoçasse no Paris quase se chamuscaria no acesso à entrada

Como é a outra Sintra, a não aristocrática?

Não iremos longe para avaliar do empenho de Sua Excelência e como os Munícipes se sentirão orgulhosos da Sintra alheia à Volta do Duche...Vamos à Abrunheira.

A aldeia da Abrunheira fazendo parte da matriz da Vila de Sintra, pelo que é sugerido, terá a sorte de não ser "A  Volta do Duche", portanto no "território" das...obras.

Não falaremos do trânsito, de maus transportes públicos, da escola, da distância quer ao Centro de Saúde na Vila (tão difícil no acesso) ou à Extensão na Várzea.

Falaremos na higiene pública, nos contentores de reciclagem que nem sempre são despejados ou urbanos que deitam mau cheiro para casa dos residentes. 

Um restaurante que julgamos Sua Excelência conhecer, deveria ter contentores dentro do seu parque privativo com regular esvaziamento dos resíduos.

Mas é no exterior, frente a habitações, que se depositam os resíduos da exploração, forma simpática e higiénica de bem acolher os comensais e bebedores. 

Contentor de vidros há muitos dias cheio
Um excelente solução...(foto de ontem)

Imaginará Sua Excelência o que estamos a pensar? Que "Sintra não é só a Volta do Duche" ou "Sintra não é só a Vila". É também isto, grosseira falta de respeito.

Finalmente, o turismo

Para Sua Excelência não iremos desvendar nenhum segredo, pois alguém estará incumbido de lhe fazer chegar as mensagens, neste caso sobre Turismo. 

Lemos com espanto algo no "Diplomatic Magazine" e a importância do turismo chinês em que o Peloureiro do Turismo não tem voz, substituído por Sua Excelência. 

Será que Sua Excelência informou das condições em que muitos turistas se recebem em Sintra? Falou dos transbordos feitos na Ramalhão, naquele terreiro sujo?

Dois autocarros da Scotturb aguardavam mais turistas a chegar

Dizem-nos que todos os dias se passa disto. Ontem, pela manhã, dois autocarros esperavam turistas que ainda não tinham chegado. 

Turistas que tinham chegado em autocarros de turismo aproveitavam para conviver com o agradável ambiente oferecido, lixo acumulado e outras espécies. 

Um autocarro, mais pequeno, de outra empresa, chegaria depois para embarque de turistas que já estavam à espera, partindo certamente para a Pena.

À direita a viatura mais pequena que recolheu os turistas

Será que com a complacência de Sua Excelência e do seu Vice-Presidente, o turismo de Sintra pode ser tão maltratado e desprestigiado? ou...

Suas Excelência, incapazes da resolução dos problemas de trânsito, depois do oneroso parque da Cavaleira criaram no Ramalhão uma zona de transbordos?

Perante isto, os slogans de que "Sintra não é só a Vila ou a Volta do Duche" estão perfeitamente enquadrados na realidade da vida no concelho. 

Suas Excelências são os responsáveis. 

Sintra não merece isto. 







  
   



Sem comentários: