Apesar destas Eleições serem Legislativas, torna-se evidente que os ambientes locais influenciam a satisfação ou negação quando da decisão de votar.
É evidente que as condições de vida locais terão uma parte relevante na vontade anímica dos cidadãos, enquanto munícipes, que os leva ou não à mobilização.
Por outro lado, situações forçadas de última hora, podendo ser vistas como habilidades na caça ao voto, podem reforçar os promotores mas cavam desilusões.
A maior taxa de Abstenção do Distrito de Lisboa foi em Sintra com 47,48%. Brancos e Nulos somaram 6630 (2,07%). Isto é, 49,55% dos sintrenses não escolheram.
Curiosamente, a União de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra, que em 20 de Setembro medalhou de ouro Basílio Horta, teve a maior taxa de Abstenção: 51,98%.
Que coisa, a medalha de ouro quando de uma banal presidência aberta dias antes das eleições e a indiferença dos eleitores (598 (1,71%) Nulos e Brancos).
Que coisa, a medalha de ouro quando de uma banal presidência aberta dias antes das eleições e a indiferença dos eleitores (598 (1,71%) Nulos e Brancos).
Ao invés, na União de Freguesias de Sintra, foi a taxa de Abstenção mais baixa (39%) com 564 (2,37%) a não encontrarem opção de voto.
Parque da Liberdade na UFSintra - será disto que o povo gosta?
Estes dados não podem ser desinseridos do alheamento manifestado pelas políticas e alguns políticos perante a vida local, mais pelo poder do que actos concretos.
Pode dizer-se que, devidamente organizadas, em Sintra existe um largo espaço eleitoral e político disponível para outras opções políticas e de benefício local.
No Distrito de Lisboa
Oeiras (37,08%) e Arruda dos Vinhos (38,52%) foram os municípios com mais baixa taxa de Abstenção no Distrito de Lisboa, bem reflectida na qualidade de vida.
Seguem-se Lisboa (39,67%), Mafra (41,52%), Loures (41,74%), Vila Franca de Xira (42,23%), Sobral de Monte Agraço (43,05%), Torres Vedras (43,27%). Odivelas (44,01%), Cascais (44,18%), Alenquer (44,53%), Amadora (45,01%) Cadaval (45,49%), Azambuja (45,63%) e Lourinhã (46,41%).
🔃
Sintra, com 47,48% de taxa de Abstenção, deveria merecer um reflexão séria sobre as práticas seguidas e a seguir, conducentes ao empenho das populações.
É esta a hora de se desenvolverem projectos que respondam às necessidades colectivas no dia a dia, àquilo que as pessoas desejam e esperam há longos anos.
Sintra não pode ser uma sociedade de confrontos, de arrogantes da política, de incapazes que dão voltas e mais voltas para imporem nítidas teimosias sem nexo.
O que se tem passado com um dito Projecto de Trânsito e Estacionamento ultrapassa a capacidade de análise que devemos fazer aos autarcas envolvidos.
Sintra não pode ser um acumular de desilusões, de promessas e quase mentirolas, de ditos e não feitos, de acessibilidades que não há, de vazios acumulados.
Sintra não pode esperar.
Os Sintrenses valem muito mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário