segunda-feira, 9 de setembro de 2019

SINTRA: ESTRANHO "JOGO" DE TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO

"Políticos" que nos obrigam a meditar...

Pessoa amiga, em que confiamos, relatou-nos pormenores de reunião havida com o Vice-Presidente da CMS, que não seria diferente se ocorrida com o Presidente.

Apesar da ênfase no dito por Rui Pereira, não escamoteemos as responsabilidades de Basílio Horta, neófito na vida autárquica mas que tudo faz para se manter.

Sua Excelência o Vice, que desde 26 de Março de 2018 teima num estranho Projecto de Trânsito e Estacionamentos, não se terá suportado em exigíveis estudos técnicos. 

O que é isto em Sintra? O segundo maior concelho populacional do País entregue a políticas destas? De complicações em complicações até à destruição final.

Permite que se deduza pela incapacidade política nas soluções, alheamento por 18 meses de confusões com piores transportes públicos e incómodos generalizados.

Esperar-se-ia que os quase 20 anos de escola autárquica em Sintra tivessem ajudado a conhecer em pormenor as dificuldades, abrindo a visão para soluções. 

Sua Excelência o Vice, que chegámos a admitir - pela experiência de tantos anos - como um sintrense capaz de resolver (bem) tantos problemas, desiludiu-nos.

Sintra precisa de soluções fortes para o futuro e não de complicações estéreis ou persecutórias, sejam a visitantes, residentes, trabalhadores ou operadores. 

Falta de visão que lesa os munícipes

Imagens recolhidas ontem, dão à estampa o cenário comum de há mais de um ano, fazendo perguntar que eventuais interesses estarão escondidos ou à espera: 

Parque da Cavaleira pouco depois das 13 horas...carreira vazia à chegada e à partida. Custos suportados pelos munícipes a 466,66€/dia (no primeiro ano a 333,33€/dia)

Somos levados a admitir que a fúria por parques pagos nas freguesias se baseia na necessidade de receitas que diluam os custos deste arrendamento sem nexo.

Volta do Duche a frequente concentração de viaturas continua...à esquerda um autocarro fez ali o seu parqueamento

No Largo Afonso de Albuquerque esta viatura "descansou" horas sem que se vislumbrasse uma municipal autoridade entre a Portela e o Parque das Merendas 

Sintra há anos que se debate com a passagem de milhares de veículos a que, recentemente, se juntaram também múltiplos veículos de animação turística. 

Na grande maioria das situação o objectivo é aceder à Serra, com fortes concentrações de que resultam perigos vários na segurança e poluição ambiental. 

É isso que obriga a soluções com visão de futuro, para que os visitantes cheguem facilmente aos monumentos históricos sem as actuais resistências.

Tudo o que terá sido dito por Sua Excelência o Vice é confrangedor e exige uma análise rigorosa do Partido que o indigitou pelas responsabilidades assumidas.

O que Sua Excelência o Presidente e o seu Vice querem impor acaba por se tornar demasiado óbvio pela ausência de soluções capazes. Inacreditável.

Evitemos o ridículo

Sintra merece o máximo respeito e não se gere como se fosse uma enorme quinta cujos feitores decidam a seu belo prazer onde plantar parques de estacionamento.

Por outro lado, na Serra há áreas geridas por uma Empresa de Capitais Públicos que ainda não foi municipalizada e cujos acessos são parcialmente de tal Empresa.

Dizer-se que a Estrada da Pena será cortada a veículos particulares já em Outubro é uma falácia...tal como quando se dizia ser cortada em Setembro do ano passado. 

Se os responsáveis se sentassem e pensassem, saberiam que todo o trânsito vindo de Cascais e que chegue pela Estrada dos Capuchos só pode seguir pela Pena...

Por outro lado, ao que terá sido dito, apenas muda o padrão dos veículos que acedem e, sem estacionamento, duplicarão a subida, para levar e ir buscar.

Terá de ser uma história mal contada, da carochinha, para nos distrairmos do principal objectivo do Projecto que é a criação de parques pagos nas freguesias.  

🔃 

No contexto das informações conhecidas, Sua Excelência o Vice só o pode ter dito como pontos de confusão para entretenimento de quem o contesta.

Justificam-se pois todas as vias de contestação ao ambicionado Projecto de Trânsito e Estacionamento de Sintra, que terá destinatários poderosos à espera.

Nitidamente, Presidente e seu Vice são políticos com prazo esgotado em Sintra. 

Não merecem Sintra. 


Sem comentários: