terça-feira, 16 de julho de 2019

SINTRA: RETIRADA IMEDIATA DO PROJECTO OU DEMISSÃO

"Acresce o facto de a utilização do veículo privado ter aumentado exponencialmente em relação ao transporte público, gerando grandes perturbações no sistema de transportes urbanos (...)" Do "Projecto de Revisão do Regulamento de Trânsito e Estacionamento do Município de Sintra" colocado em Discussão Pública por Basílio Horta

Impensada leveza ou de falhanço em falhanço?

A paciência tem limites mas exige que se releia o "Preâmbulo" do "Projecto" que, dizendo  "Trânsito", está vocacionado para repressão através de Estacionamentos.

O teor do documento posto em "Discussão Pública" pelo presidente da Câmara (Basílio Adolfo Horta) implica que Sua Excelência reconheça o seu conteúdo.

Outra coisa não será admissível, pois Sua Excelência, pelo elevado cargo, está obrigado a conhecer o que diz e subscreve, sem sintomas de leveza manifestos.

Mesmo assim, surgindo no documento perspectivas injustas que não consideram a realidade das causas e seus posteriores reflexos, o político volta a falhar.

Que transportes urbanos?

O que entenderá Sua Excelência por "transportes urbanos"? Em tempo, A satisfação que mostrou sobre transportes foi totalmente adversa aos interesses de Sintra.

As ligações ferroviárias (grande alternativa pendular da mobilidade dos utilizadores) têm-se degradado com indiscutíveis maus reflexos na vida dos sintrenses e turistas.   

Dos "transportes urbanos", cujas "perturbações" invoca, que fez Sua Excelência em 6 anos para garantir um rede adequada à vida de milhares de pessoas? NADA!

Poderá aqui ler (por favor clique) a realidade dos transportes rodoviários em Sintra, pois numa área superior ao dobro de Cascais as circulações são menos de 70%.

Claro que isso a Sua Excelência não dirá nada...ou dirá nada com suporte. 

Veículo privado, o único recurso

É má a visão de Sua Excelência sobre o recurso a viaturas privadas, parecendo culpar todos os que - sem outra forma - precisam de chegar ao seu destino.

A defeituosa apreciação já não reflecte - antes confirma - que só o desconhecimento da realidade sintrense faz subscrever tão injusto e despropositado conceito.

Sabe Sua Excelência - viajando em viatura que os munícipes suportam - que milhares de sintrenses entram e saem dos seus locais de trabalho de noite e madrugada?

E que, só de carro, se consegue chegar a zonas para estacionar nas proximidades das Estações, onde as viaturas devem ficar durante várias horas até ao regresso?

Se assim não estiver garantido, Sua Excelência advoga que passem a ser mais uns milhares de utentes do IC19, aquela via congestionada que sabemos?

Ou no conceito de Sua Excelência - que viaja confortavelmente em viatura suportada pelos municipes e sem custos de parqueamento - devemos andar de trotineta?

Sua Excelência deveria, isso sim, criar parques e silos gratuitos juntos às Estações (como é por esse Europa fora), evitando o recurso forçado ao IC19.

O recurso de Sua Excelência talvez #seja o caminho para futuras concessões de exploração por entidades desconhecidas dos munícipes e receitas de milhões. 

Projecto de "Arame Farpado"...

O Projecto de Estacionamento que Sua Excelência colocou em discussão é, pois, uma opção agressiva, como de "arame farpado" contra os que mais precisam. 

Com pequeninos passos, surgem toques limitativos da vida dos cidadãos, medidas repressivas e provas de poder ou de força  em vez de soluções pensadas.

É contra a escalada repressiva que nos manifestamos, diremos mesmo que resistimos, porque a sentimos de um político que há 6 anos pouco de útil apresenta.

O surgimento deste Projecto (só a retirada suportará a bondade das intenções) dá indicadores de ambições pouco transparentes, nomeadamente de futuro.

Mais uma vez Sua Excelência perdeu o passo na intervenção em Sintra.

Há sintrenses válidos para retomarem o nosso destino.   

A DEMISSÃO "#é o melhor caminho".


Nota importante: 

Entretanto, publicamente em sessão de esclarecimento, o Vice-Presidente disse: "Dou-lhe a minha palavra de honra e eu demito-me, demito-me das minhas funções na câmara se houver durante o meu mandato parquímetros no Cacém ou na Agualva ou em Massamá ou Queluz (...).

Então este Projecto é uma forma dos munícipes se entreterem em dialéctica...estéril. 

Sem comentários: