"Recordação" do início dos parques pagos em Sintra, ao tempo de Edite Estrela...primeiro de semana...depois "todos os dias" como está bem visível
Obsessão do PS por parquímetros...
Há quase 20 anos que o PS procura impor em Sintra estacionamentos pagos, deixando sempre dúvidas sobre os objectivos que lhe estejam associados.
Serão mais uns dados para se entender esta última tentativa de se criarem Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, nitidamente de cariz repressivo.
Não deixemos, então, de validar as datas - e as situações - em que estas coisas acontecem em Sintra, sempre pelas mãos dos mesmos o que é estranho.
Em Maio de 2001 (eleições eram a 16 de Dezembro) com Paiva Nunes - Vereador de Trânsito - conhecido membro do PS, surgiram parquímetros na Estefânia e Portela.
Tal medida, na zona onde os serviços públicos obrigam a demoradas permanências e sem transportes públicos adequados, gerou críticas e fortes preocupações locais.
Claro que a Câmara, como é regra, respondia ser para o nosso bem, que a medida era para facilitar a vida às pessoas...o parque do Urbanismo ficava no horizonte...
Poucos meses depois, antes das eleições, era apresentado outro grande projecto para 350 lugares de estacionamento pago, desta vez na Volta do Duche.
Desta vez a contestação assumiu outros contornos mais amplos, criou-se o movimento "Juntos pela Volta do Duche" que juntou várias organizações.
A ansiedade na política de estacionamentos pagos custou a derrota ao PS.
História repetida em Maio de 2019
Depois de falhadas alterações no trânsito em 26 de Março de 2018, o visionário Projecto de Estacionamentos surgiu em Maio de 2019...com eleições em Outubro.
Antes da apresentação de medidas nitidamente repressivas da liberdade disciplinada de se estacionar, os políticos envolvidos no projecto criaram o Parque da Cavaleira.
Isto é, num parque que está às moscas, pago pelos munícipes (pelo arrendamento) em cerca de 2,6 milhões de euros em 15 anos, os estacionamentos são gratuitos...
Ao invés, nas freguesias onde residem ou precisam de estacionar para a sua vida diária, os utilizadores têm de ficar sujeitos e limitados a tempos e custos sem nexo.
Por isso, pelo descontentamento surgido, a Discussão do Projecto foi adiada até que passem as eleições de 6 de Outubro, para de seguida vir a decisão desejada.
Claro que, nesta fase, os reflexos não serão ao nível autárquico, mas tudo se vai enquadrando politicamente naquilo que se pode admitir em curso.
Como António Costa não é político para dar tiros no pé, ao misturar num acto oficial a "recandidatura" de Basílio Horta tirou do caminho o actual Vice-Presidente.
O actual Vice-Presidente era Vereador ao tempo de 2001, fazendo parte do Executivo dinamizador da instalação dos parquímetros e que usássemos bicicletas.
Talvez assim se perceba o engordar de uma Empresa Municipal de Estacionamentos, com mais abrangência e pessoal transformado em autoridade administrativa.
Tudo à custa de inacreditáveis Zonas de Estacionamento de Duração Limitada que, em termos práticos, serão guetos a interditar a mobilidade, acessos e utilização.
Um dos reflexos será mais tráfego no IC19, uma via hoje já tão congestionada.
É contra isso que temos de lutar.
NÃO A MAIS PARQUES PAGOS NAS FREGUESIAS.
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