segunda-feira, 15 de outubro de 2018

SINTRA: SENHOR PRESIDENTE...O LIXO...UM TEMA SUJO...

Questão prévia...relevante

Na Acta nº 1/2018, do Conselho Estratégico Ambiental, de 28 de Fevereiro, ocorrido na Quinta Mont Fleuri, Sua Excelência teve uma intervenção pouco interessante. 

"Pediu ao representante do Ministro do Ambiente que transmitisse ao Sr. Ministro que Sintra se encontra ao lado do Governo num diálogo útil e construtivo, esperando directrizes que possam avaliar, discutir e aplicar na realidade local".

Tal intervenção, mais do que desinteressante é estranha, até se pode interpretar como a incapacidade local na gestão de um território, carecendo de "directrizes"...

...a menos que o objectivo fosse estender um tapete ao Governo para que a Administração de uma Empresa de Capitais Públicos fosse de vocação camarária. 

Lixo: O negócio do século



Sua Excelência, político com vasto curriculum Além Sintra, conhecedor, fantástico nos relacionamentos, com Conselheiros em "Conselhos" tem de saber o que se passa.  

O que será que milhares de munícipes ainda não perceberam sobre os objectivos e porquês do lixo se acumular no concelho de Sintra, com graves consequências?

Torna-se até estranho que Sua Excelência, capaz de rotular decisões urgentes, não tenha apresentado uma solução de emergência para o pandemónio do lixo.

Quantos empreendedores, sabe-se lá se até algum dos empresários que se sentarão no próximo Congresso Sintra Economia 20/30, ambicionarão ter tal negócio?

Panorama do Lixo Sintrense

As consequências sanitárias decorrentes da falta de higiene pública deveriam estar na primeira linhas das preocupações de Sua Excelência e a bem dos munícipes.

Não se trata de opinião pessoal mas sim que decorre do funcionamento das sociedades desenvolvidas e do respeito pelos cidadãos e defesa da saúde pública. 

Percebe-se - pela forma como se arrasta o problema - que Sua Excelência viverá, ou partilhará a vida noutro contexto, não tendo a sensibilidade devida. 

Todavia, para descrédito de qualquer fiel louvador da gestão e eficiência de Sua Excelência, não surgem neste campo notícias privilegiadas.

Graças ao lixo acumulado, aumentam as ratazanas - para pessoas cultas Rattus norvegicus - cuja praga deve ser controlada para protecção da saúde pública.

Sua Excelência desculpará o abordar deste tema nojento, cuja proliferação ajuda à acumulação de uns milhares de euros no pecúlio camarária que preserva...

Sua Excelência - por enquanto - não se confrontará com a elegância dos Rattus norvegicus saltando à luz do dia como coelhos, como sucede a muitos munícipes.

Tal quadro, cuja grandiosidade justificaria intervenção Ambiental, tão pouco deveria ser ocultado ao Senhor Presidente da República, frequente visitante de Sintra.

Depois se veria se #é este o caminho" que prometeu aos sintrenses.



Sem comentários: