terça-feira, 23 de outubro de 2018

SINTRA: ESTADO, ACCIONISTA MAIORITÁRIO NA PS-ML?

"A Dra. Sofia Cruz foi finalmente designada como Presidente da Sociedade Parques de Sintra Monte da Lua" ("Sr. Presidente" página 222 da Acta da Sessão de Câmara de 25.9.2018)

A Despedida...

O Arco (Parque da Pena)

Em 14 de Setembro Manuel Baptista, Presidente da Administração da PS-ML, "preparado para enfrentar uma nova etapa" da sua vida profissional, despediu-se "de todos os que (...) me apoiaram com empenho, profissionalismo e amizade".

Despedida curiosa, lembrando "uma longa caminhada, fácil, contudo, de realizar porque todos trabalhámos para o mesmo fim e conseguimos com esta união elevar esta empresa ao patamar de excelência que lhe é presentemente reconhecido".

Manuel Baptista tinha sido nomeado para o cargo por escolha governamental, facto que lhe garantiu - até certo ponto - a indispensável independência institucional.

A Nova Maioria

"Trono da Rainha", onde se sentava a Rainha D. Amélia (Parque da Pena)

A forma tão expressiva como Sua Excelência se manifestou na Sessão de Câmara de 25 de Setembro, de que destacamos o "finalmente" levou-nos a perguntar se o Quadro Accionista se alterou, passando a Câmara a ser maioritária.

Com efeito, pelos dados disponíveis, a Câmara Municipal de Sintra continua a deter a minoria de 15% do capital estando os maioritários 85% repartidos pelo Estado. 

Qual a engenharia política para o Estado só deter um cargo de Administração (abdicando da Presidência) e a Câmara Municipal contar com a Presidência (ex-Chefe de Gabinete na Câmara) e um Administrador (ex-Vereador da mesma)?

Recorde-se que o prestigio da PS-ML se consolidou com a recuperação histórica e ambiental desenvolvida quando o Professor António Lamas - estudioso e conhecedor - foi Presidente da Administração e reconhecido não dependente da Câmara.

Fica a expectativa dos próximos procedimentos numa época em que, frequentemente, se fala em intervenções da PS-ML, nomeadamente na recuperação de parques camarários, o que tem condicionalismos nos Estatutos da Empresa.

De qualquer forma, não nos desligamos do "finalmente" aparentemente vitorioso com que Sua Excelência se manifestou, pese a Câmara não ser accionista maioritária.

É grande a expectativa pelos próximos passos, com os resultados da representante do Estado estar em minoria nas decisões colegiais da Administração. 


4 comentários:

Joao Diniz disse...

Estamos todos horrorizados com esta alteração, temendo que o belíssimo trabalho da PSML seja descontinuado. A Câmara com apenas 15% consegue colocar uma pessoa na presidência da PSML! Pobre Sintra para onde te levam!

Fernando Castelo disse...

Caro João Diniz, tem toda a razão, é mesmo um caso de horror...que espelha bem as ambições de poder que andam à volta desta empresa de capitais públicos. Tem dinheiro...muito dinheiro...até talvez se possa lá ir buscar qualquer coisa de forma indirecta...mas os jovens entrarem gratuitamente para conhecerem a história do seu País...isso é que não. Um abraço

Anónimo disse...

Parece que de chefe de Gabinete da presidência da Câmara até à presidência da PSML foi um pulinho. Infelizmente, aqui se vê novamente a influência de Basílio Horta que após abrir guerra com a administração do Prof. Lamas aquando da compra do Hotel Netto, consegue agora colocar o "seu pessoal" a assumir as rédeas da empresa. A capacidade gestora de Lamas, parece ficar cada vez mais distante

Fernando Castelo disse...

Estimado (a) Anónimo ou Anónima,

Esta história é interessante, mesmo muito interessante, porque representa a influência que um ex-CDS, saído por ambições e ter o lugar tapado por Paulo Portas, adquiriu junto de figuras sintrenses ditas socialistas...

Parece que a nova Presidente percebe de jardins, parques, araucárias, plátanos e outras espécies, garantindo-lhe a visão ampla de como se mantém um Parque e uma empresa tão diversificada como a PS-ML.

E os contornos?

Um abraço