terça-feira, 4 de julho de 2023

SINTRA: TODOS "ENLAÇADOS" DE ORGULHO

 Conde diz à Marquesa: "rendo-me à Vossa beleza", esta responde: "Senhor Conde, eu não posso dizer o mesmo"...Conde lesto: "Senhora Marquesa, faça como eu...minta". (Heiko)

Laços da emoção...

Se acompanharmos as notícias do veículo informativo da Câmara Municipal de Sintra, os munícipes de Sintra estão "enlaçados" pelo orgulho das "obras feitas".

Não vamos recomendar aos co-munícipes que revejam o discurso de Sua Senhoria no 25 de Abril, pois "Sintra já não é mais um dormitório" só "obras" e "obras".

Entre anúncios de feitas, a fazer nunca feitas são tantas as "obras" que meditamos para que cargo Sua Senhoria se habilitará logo que deixe de brilhar em Sintra.  

Vai daí, sendo os pensamentos como as cerejas, acabamos a cotejar, palavra a palavra, obras sobre obras, neste concelho em que perdemos memória e dormimos.

Por nossa sorte ainda nos lembramos dos influencers ao melhor estilo dos jornais "A Voz" e "Diário da Manhã", depois "Época", que serviam a União Nacional.

Segunda dose...

Com tantos resultados plenos de obras e êxitos, à falta dos americanos desejados para organizar a Câmara, Sintra geminou com uma sociedade da família nuclear.    

Segundo o site camarário, esteve em Sintra o presidente da cidade de Yangsan onde, a alguns quilómetros, se situam o Templo e Mosteiro Budista de Tongdosa.

Imagem retirada do site da Câmara Municipal de Sintra

A geminação - pelo site - teve como objetivo "aprofundar laços no plano institucional" pois os dois municípios "detêm classificações de Património Mundial da Unesco".

Lê-se que o Sr. Dong-Yeon Na ficou "bastante comovido" com o Património de Sintra" e os "munícipes" "devem ser verdadeiramente orgulhosos da cultura que têm".

Admitimos que a comoção, quiçá lacrimejante, pode ter resultado da subida à Pena naqueles balanços de autocarro a rebentar de cheio ou no conforto dos tuk-tuk.

Terá sido dito ao visitante que a cultura - por cá - tem um preço alto? Que entrar no Palácio da Pena pode custar 14€ enquanto o Templo Tongdosa  só custa 2€?

Na assinatura do acordo, Basílio Horta falou em "parcerias" e, pela certa mandatado pelo Governo, expressou o "interesse nacional na realização deste protocolo".

Receamos que só pela emoção que o Senhor Dong-Yeon Na deu mostras, Sua Senhoria evitou levá-lo a visitar as antigas instalações que a Samsung abandonou.

O dito...e o efeito

Confessamos que esperávamos visitas do Senhor Dong-Yeon a outros espaços culturais e estruturas disponibilizadas ao povo, transportes, saúde, ensino.

Por vezes, por nossa sorte, é destas "parcerias" que resultam um melhor conhecimento do mundo em que vivemos, da limpeza de mentalidades. 

Deixamos já a nossa confiança no êxito da geminação, tal como a de Omura.

Ficou-nos a esperança de que, com tão profícuo acordo, Sua Senhoria mobilize uma equipa valerosa e parta em breve para Yangsan-Si (assim se chama).  

É O EFEITO...


Sem comentários: