sexta-feira, 21 de julho de 2023

SINTRA...TRÂNSITO, RANHOLAS E SOLUÇÕES PERIFÉRICAS (1)

Turismo? Mais que "pórticos"...

Volta sobre volta, tal qual agulha rodando sobre disco danificado, surgem flashes ocasionais longe da solução definitiva dos problemas de trânsito e acessibilidades.

Quase sempre a pretensão de brilhar com soluções precárias, sem planificação global da implementação, desgarradas dos objetivos finais, sem tempo e termo fixo.

Desta feita, Sua Senhoria, por acaso Peloureiro do Turismo, que tanto tem falado de acessibilidades e ligações rápidas, terá optado por fazer brilhar o seu Vice.

Não se trata agora de quaisquer contornos de gratidão, mas sim de pôr em prática uma medida aprovada em 2018 e que, por razões várias, falhou rotundamente.

O Senhor Vice terá feito pesquisas e localizado pórticos até no Bairro Alto de Lisboa por certo sem lhe dizerem que, em Sintra, na Heliodoro Salgado, havia desativados.

Será agora altura de acordar estes pórticos? 

Apreciando a peça do DN de 28 de Junho findo (por favor clique) ficamos a saber pormenores sobre ativação de "pórticos" para acesso ao Centro Histórico.

O êxito justificava a mediatização e a RTP presente, ouviu opiniões com uma técnica a falar nas situações de emergência no acesso à "Vila e ao Centro Histórico".

Se, na sua modéstia, o novo Vice assumir lições antigas, recordaremos o tal silo Automóvel na Portela, que comprometeu - imerecidamente - um digno Vereador.

O experiente Vice, recordará a Proposta 352-P/2018, para um dito Parque na Cavaleira, com a qual o Vereador da CDU se "congratulou" de imediato. Falharam.

Seria estultice nossa admitir que o dinâmico e promitente Vice, nunca viu ou teve conhecimento daquele traço azul que apontava ao Parque da Cavaleira.

A história tem longas barbas e as promessas anteriores com obras e soluções fantásticas, custaram muito dinheiro dos munícipes...para se pagarem falhanços.

Se Sua Senhoria Vice brilhar no firmamento sintrense graças às lições anteriores, talvez Sua Senhoria apareça a falar sabiamente sobre o tema.

Falhado o Verão turístico, fala-se em apresentar um Plano no Inverno, mas a Técnica diz: "A autarquia está a analisar a possível criação de parques periféricos".

E pronto, está passada uma esponja sobre as imagens que se depararam ontem aos visitantes que a Sintra chegaram, uma vergonha para os sintrenses: 

Largo D. Manuel I

Largo D. Manuel I - rotação

Volta do Duche 

Avenida Dr. Miguel Bombarda

Impressionou-nos aquele sobe e desce dos "pórticos" que, por perto, tinham agentes municipais a zelar pelo seu cumprimento, não fosse alguém passar ao lado.

Entretanto, ao longo da Praça da República, quase até ao Tivoli, muitos carros lá continuavam parados, apesar de já passar das 11 horas da manhã. 

Curiosamente, de estranho, nos últimos tempos não estarem à vista nesta zona militares da GNR, a autoridade local. Só viaturas a caminho do Comando.

Agora sim, os residentes passarão a dormir descansados.  


Breve Nota, com apelo ao Vice de Sua Senhoria: 

- Numa longa fila, junto à Pousada de Jovens, muitos cidadãos sentavam-se sem comodidade, alguns até com cartões dependurados. 

Não era fácil uma pessoa atarefada passar pelo passeio e outro grupo que com eles conversava via-se obrigado a estar dentro da parte de rodagem. 

Não sabemos, também, se Sua Senhoria, o Vice de Sua Senhoria, restantes membros do Executivo Camarário, Políticos Locais ou Nacionais por lá passam.    

Será possível lá instalarem uns bancos de jardim, para mais conforto?


Sem comentários: