quarta-feira, 28 de setembro de 2022

SINTRA: DA CAVALEIRA AO PARQUE (RECUSADO) NO LOUREL

"Dizer que me congratulo com esta Proposta. De facto, é uma boa decisão por parte do executivo municipal a criação de verdadeiros parques periféricos, criados de raiz, com uma ótima localização. (Vereador Pedro Ventura, Sessão de Câmara de 15.5.2018, sobre a Proposta 352-P/2018, do Parque da Cavaleira)

Orgânicas contradições

Iremos fazer perguntas, convictos de que Sua (Vossa) Senhoria não as considerará ofensivas nem irá desenvolver instruções para processos no Ministério Público.

Temos como certo - e desculpará - que o Ministério Público terá coisas bem mais importantes para se ocupar na vida dos municípios do que queixinhas ténues.

É que, quanto a nós, há contradições que, ressaltando, justificam plenamente que sejam explicadas por quem - eleito para cargo autarca - com elas convive. 

Chamaremos à colação duas propostas sobre parques de estacionamento periféricos.

Uma, na Cavaleira, subscrita por Vossa Senhoria e aprovada por unanimidade, com custos previstos de cerca de 2 milhões de euros, que a rescisão antecipada salvou.

Outra, no Lourel, subscrita pela Iniciativa Liberal, não aprovada na Assembleia Municipal de 22.9.2022, que só beneficiaria com breves palavras de Vossa Senhoria.

Vossa Senhoria poderia ter intervindo, ajudando à decisão pelo paralelismo entre a da Cavaleira (tão onerosa) e a do Lourel (praticamente sem custos).

Recorde-se que, da Cavaleira, bastou a breve apresentação da Proposta 352-P/2018 e logo o Vereador da CDU referiu: "Direi que me congratulo com a decisão".

Espaço municipal junto à Avenida da Aviação Portuguesa

Se assim fosse, graças a Vossa Senhoria, talvez a proposta da Iniciativa Liberal para um parque periférico no Lourel, contasse com votos favoráveis de PS e CDU.

Foi pena que, quase sem custos além da instalação, num terreno camarário, não se dê o relevante passo em frente na necessária construção de parques periféricos.

A postura comum do PS e da CDU - ora aprovando a Cavaleira com onerosos custos, ora não aprovando o do Lourel de custos quase nulos, é contraditória. 

Naturalmente, os sintrenses meditam e devem recear que tal espaço possa vir a ser objeto de qualquer outro destino que se sobreponha à estrutura proposta.

Em tese, a situação que decorre merecerá de Vossa Senhoria um esclarecimento completo sobre se existirá ou não algum plano em vista para aquele espaço. 

Alianças que o povo recordará

Até que ponto deveremos ficar espantados pela convergência tão pronunciada entre duas forças políticas  que nos querem fazer crer da diferença ideológica?

É certo que o agora Presidente da Administração da EMES é o mesmo que se congratulou com a Cavaleira, fato que poderá ter-lhe retirado a visão da proximidade.


O novo cargo será incompatível com "Parques periféricos, criados de raiz"?

Continuaremos a ter autocarros estacionados por onde der mais jeito, a chegarem, partirem e voltarem para depois partirem, numa imprópria imagem de Sintra.

Continuaremos a mostrar a incapacidade de solucionar o que poderia ser fácil, desde que os responsáveis se empenhassem para servir Sintra. 

Para que não nos esqueçamos...devemos lembrar. 


2 comentários:

Joao Diniz disse...

Depois da pomposa entrevista de 18/10/17 ao D.N. em que Sua Ex° anunciava ao país um grande parque periférico no ramalhao e do auto silo na portela, tudo o mais cheira a falsidade uma vez que aqueles projectos também foram uma falsidade

Joao Diniz disse...

Os projectos anunciados por Sua Ex° são enormes desilusões, qual bluff, que desprestigiam a edilidade e quem se lhe associou. Terrivel para quem tem de levar com tanta noticia e promessas enganosas