sexta-feira, 2 de setembro de 2022

PRESIDENTE...EM BREVE A 100ª. VIAGEM INTERNACIONAL

Sacrifícios de viajante

Julgamos que o "Presidente de Todos Nós" está cá, após ida a Luanda e anunciar voltar "em breve" ao Brasil (será a 7ª vez) e 99ª no escore de viagens Presidenciais.

Nestes périplos, crescerá a ansiedade de muitos portugueses por saberem qual será a  "100ª. Viagem Oficial", se a Luanda ou ao Catar para o Mundial de Futebol.

Pese o cansaço de tais viagens, os portugueses pagantes de impostos e sem condições para saírem de casa com suas famílias, exultam de satisfação pelos êxitos.

Quantos de nós, plebe conformada com a vida cada vez mais difícil, não ansiaria tomar uma banhoca ou voltar à praia da Ilha de Luanda ou a Copacabana?

Isto para não chamarmos à colação a sorte - sem custos pessoais para acompanhantes - incluindo certamente um médico, que muitos de nós não consegue.

Sendo muita a sorte dos portugueses - mesmo em Terras de Vera Cruz - contaremos com as didáticas palavras do Senhor Presidente explicando o que o Governo faz.

A grata espontaneidade do Senhor Presidente, representa para as contas públicas uma poupança governamental pois torna irrelevante um porta-voz oficial.

Campionissimo das 100 viagens

Pelo menos uma grande cerimónia teremos no horizonte: a das sélfies, como se de linha de montagem se trate, com tradicionais fotos e abraços, o que é bonito. 

A esta assistimos nós. Ponta Delgada (2018) turista feliz na véspera do 10 de Junho

É fácil imaginar que a 100ª viagem oficial ao estrangeiro, originará escondidas invejas lá por fora devido à profícua atividade do Presidente Lusitano.

Até Xi Jinping, seu par na China, que desde 2020 não sai do seu país, se morderia de inveja se soubesse de quantos êxitos se alcançam com as frequentes viagens.

Fica aberta a sugestão de uma viagem ao Oriente, mostrando que, evoluindo das viagens em caravelas, os portugueses se adaptaram a jatos transcontinentais.

Na alegria coletiva, que pensar dos mais de 2 milhões de portugueses (18,4% da população) trabalhadores e reformados que estão em risco de pobreza extrema?

Celebremos a 100ª. viagem (*)

É invulgar - entre muros Europeus - saber-se da alegria com que trabalhadores e outras  vítimas sociais vivem o sonho das comemorações da 100ª. viagem oficial.

Salvo qualquer erro de palmatória, nas 98 viagens oficiais já realizadas, pelo menos 222 dias passaram-se fora deste paraíso carente de almas novas sem nódoas.

Dessas viagens, cinco (5) ainda foram mais invejadas pelos portugueses aficionados de futebol, que viram os jogos em casa na TV, enquanto o Presidente estava lá...

Tudo se conjuga para o êxito da celebração, admitindo-se a fila de senhoras grávidas para um beijo coletivo nos ventres...mesmo com Blocos de Parto encerrados.

Sugestões

Chegou a altura de tomamos a liberdade de sugerir ao Senhor Presidente - o "Presidente de Todos Nós" - uma ou duas viagens dignas da 100ª. Classificação: 

Propomos extremos

- A Myanmar, com banho na Praia de Ngapali, praticamente ainda virgem de forasteiros, explicando as virtudes de democracia ocidental e exemplo português;

- Ao Catar, vestindo o Thobe Quatari com a Ghutra vermelha e branca - aproveitando para assistir a alguns jogos do Mundial de 2022.

Por tudo isto, os cidadãos deste País à beira-mar distraídos, devem retribuir afetos e exigir a "Comissão de Gratidão" que organize a celebração da Centésima viagem.

Esta a substância de um Povo Feliz. 


(*) - ajuda aos nossos leitores. 

- Mário Soares            -  48 viagens;

- Jorge Sampaio          -  45     "

- Cavaco Silva             -  30      " 

Sem comentários: