sábado, 8 de outubro de 2022

PRESIDENTE DA REPÚBLICA...DESTA VEZ ESTEVE CÁ 5 DIAS!

Sua Majestade a Rainha Isabel II, em 70 anos (de 1952 2 2022) efetuou 109 viagens Oficiais;

George W. Bush, durante a sua Presidência deslocou-se 140 vezes em viagens oficiais;

Bill Clinton, fez algumas viagens menos, ou seja, 133 andanças pelo mundo;

Barack Obama, de Presidente, oficialmente, ficou-se pelas 120 viagens.


Orgulhosamente

O nosso Presidente tem a genialidade de garantir, pelo mundo, o prestígio deste povo cada vez mais sacrificado, de rendimentos e pensões ao nível baixo da Europa.

Quantos portugueses se sentem felizes por, sem posses para sair das suas casas, poderem apreciar o nosso Presidente - bem nosso - que viaja pelo mundo.

Às vezes imaginamo-lo em Belém e a televisão informa-nos que já partiu para uma viagem relevante para a nossa felicidade coletiva como a do Grupo de Arraiolos.

Portugal é tão solicitado que pouco tempo depois de discursar sobre o 5 de Outubro e balanço dos 100 anos da República, teve de abalar para Malta.

Hoje, mesmo, julgávamo-lo em Malta quando uma reportagem televisiva nos atualizava sobre o local onde se encontrava...em Chipre.

Os leitores mais descrentes poderão apreciar a cadência em que o nome de Portugal foi levado aos mais díspares locais do planeta em pelo menos 103 viagens.

Se não fosse o imenso respeito e agradecimento pelo esforço titânico do nosso Presidente, poderíamos dizer que estávamos perante um notável globetrotter.

A frequência das viagens é uma imposição pelo reconhecimento, por certo de um tal orgulho que nem devemos questionar dos custos suportados pelos portugueses. 

A caminho de um record

Tomando posse em 9.3.2016, uma semana depois foi ao Vaticano, onde como Presidente de um Estado Laico, se curvou a beijar a mão de outro Chefe de Estado.

Foto  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marcelo_Rebelo_de_Sousa_e_Papa_Francisco.png)

Foi a primeira das até agora contadas 104 viagens, salientando-se a penúltima de San Diego (junto ao México) até Tiburon, do outro lado da Baía de San Francisco.

Em Sausalito, pequena cidade com cerca de 10.000 habitantes, deu uma entrevista aos media juntando parte da Comitiva (oficial) que o acompanhou.

Além do Presidente, iam o Secretário de Estado das Comunidades Portugueses e Deputados da República, representando PS, PSD, Chega e o Bloco de Esquerda.

O representante do Bloco de Esquerda não se associou a esta reportagem.


Naquela segurança tão típica, a entrevista dada lá tão longe não aqueceu nem arrefeceu, coisas que o dileto povo gostaria de saber do Senhor Presidente. 

Regresso...de...5 dias por cá

A 103ª viagem (quarta no mês de Setembro de 2022) terminou a tempo de alguns acompanhantes (quantos?) escutarem o discurso de 5 de Outubro.

Finalmente tínhamos o nosso Presidente por cá, não para "comentar o abstrato" mas para nos explicar o que o governo não explica: "se...pode ser que...ou se..". .. 

Ficámos na expectativa de saber mais sobre a nossa vida coletiva, se havia cortes orçamentais para viagens...mas o nosso Presidente já não estava cá.

Começava a 104ª viagem, ameaçando pulverizar os recordes de viagens feitas por Sua Majestade e pelos ex-Presidentes da maior potência do mundo.

Esta a grandeza de viajantes...a riqueza deste ditoso cantinho lusitano.

...é a democracia a funcionar paga por todos nós. 



Sem comentários: