Sua Majestade a Rainha Isabel II, em 70 anos (de 1952 2 2022) efetuou 109 viagens Oficiais;
George W. Bush, durante a sua Presidência deslocou-se 140 vezes em viagens oficiais;
Bill Clinton, fez algumas viagens menos, ou seja, 133 andanças pelo mundo;
Barack Obama, de Presidente, oficialmente, ficou-se pelas 120 viagens.
Orgulhosamente
O nosso Presidente tem a genialidade de garantir, pelo mundo, o prestígio deste povo cada vez mais sacrificado, de rendimentos e pensões ao nível baixo da Europa.
Quantos portugueses se sentem felizes por, sem posses para sair das suas casas, poderem apreciar o nosso Presidente - bem nosso - que viaja pelo mundo.
Às vezes imaginamo-lo em Belém e a televisão informa-nos que já partiu para uma viagem relevante para a nossa felicidade coletiva como a do Grupo de Arraiolos.
Portugal é tão solicitado que pouco tempo depois de discursar sobre o 5 de Outubro e balanço dos 100 anos da República, teve de abalar para Malta.
Hoje, mesmo, julgávamo-lo em Malta quando uma reportagem televisiva nos atualizava sobre o local onde se encontrava...em Chipre.
Os leitores mais descrentes poderão apreciar a cadência em que o nome de Portugal foi levado aos mais díspares locais do planeta em pelo menos 103 viagens.
Se não fosse o imenso respeito e agradecimento pelo esforço titânico do nosso Presidente, poderíamos dizer que estávamos perante um notável globetrotter.
A frequência das viagens é uma imposição pelo reconhecimento, por certo de um tal orgulho que nem devemos questionar dos custos suportados pelos portugueses.
A caminho de um record
Tomando posse em 9.3.2016, uma semana depois foi ao Vaticano, onde como Presidente de um Estado Laico, se curvou a beijar a mão de outro Chefe de Estado.
Ficámos na expectativa de saber mais sobre a nossa vida coletiva, se havia cortes orçamentais para viagens...mas o nosso Presidente já não estava cá.
Começava a 104ª viagem, ameaçando pulverizar os recordes de viagens feitas por Sua Majestade e pelos ex-Presidentes da maior potência do mundo.
Esta a grandeza de viajantes...a riqueza deste ditoso cantinho lusitano.
...é a democracia a funcionar paga por todos nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário