segunda-feira, 12 de setembro de 2022

SINTRA...OBRIGADO SR. DR. BASÍLIO HORTA...

Domingo altamente motivador...

Às vezes, um agradecimento a Sua Excelência é, não só elegante, como - estamos certos - extremamente útil para mais ousadas decisões futuras. 

Domingo, Centro Histórico, onde milhares de pessoas acorrem com entusiasmo impressionante, vendo-se autocarros sobre autocarros e pessoas saindo deles.

Despejados os visitantes - que logo ali começam a apreciar escapes e barulho - os autocarros vão à pesquisa de um lugar no Ramalhão até voltarem à Vila.

Perto de falsa vaca, uma jovem gritava ao telemóvel : Habemos Llegado", "que maravilla, tantos tuk-tuk"..."no gastaré dinero yendo a Malásia"..."que bueno es".


Era mesmo verdade, parados, num espaço onde pilaretes já eram, podia ver-se 6 desses motivos da alegria que a jovem transmitia a alguém no seu país.

Sua Excelência estava de parabéns, o Centro Histórico recuperava a anarquia anterior, a tal que justificou medidas musculadas de reordenamento de trânsito.

Pilaretes às centenas e onerosas câmaras (verdadeiros pacotes de tecnologia) de que não sabemos os fornecedores, eram não só dissuasores como disciplinadores.

Tudo digno de ser visto por Sua Excelência, admitindo-se que só por modéstia não aparece por essas bandas, evitando assim banhos da multidão agradecida.

A louvação do mérito ficará, da nossa parte, adiada, crentes de que noutra paragem qualquer alguém sentirá um forte impulso para o fazer, para exultar com o feito.

Quando o ..... compensa

Na Praça da República, fugindo de três tuk-tuks (um para não ser atropelado e dois em que o condutor me chamava em língua estranha) lembrei-me de Sua Excelência.

Lembro, amiúde, muito das boas acçõescomo a da manutenção da estrutura que o Central instalou em 19.12.2014 e se mantém na agressividade à história. 

Lá se mantém, "aparafusada" à frontaria protegida pela Unesco e que qualquer "espírito do lugar" com vestes de "Conselheiro" explicaria com sentido Cultural.

Também frente ao Paris (diz-se que serve bons almoços) havia uma tília a que, coitadinha, nem os especialistas arbóreos viram como se lhe cortaram as águas.


A infeliz árvore, como se pode ver muito aconchegada para que a água não entrasse, acabou por morrer à míngua do líquido que a tornaria frondosa como as outras. 

E agora? compensou o corte ou não? o respeito pelo lugar foi mantido ou desprezado? E Sua Excelência, figura maior de Sintra, não teria dado por nada?


Agora, naquele mesmo espaço, há vários chapéus, mesas com muitas cadeiras, solução adequada à ocupação de um espaço que era da árvore, da tília. 

Que pena a defesa arbórea, uma ou outra figurinha do naipe louvador do tal Jardim Romântico, choradores da beleza do novo espaço, não terem visto a tília.

Finalmente o Obrigado

Neste espaço, será sempre de bom tom felicitar Sua Excelência pelos feitos, embora raras vezes tenhamos razões para o fazer, o que desgostará figuras próximas.

Antes, não resistimos a cautelas e passarmos rapidamente por este grupo parado em frente à Fonte do Plátano, tudo para fugirmos a escutar o que se explicava. 

É que momentos antes, junto ao Pelourinho, um forjado guia que Sintra - destino histórico - tolera, dizia: "aqui eram executados ladrões e outros criminosos".  


Aqui chegados, não poderemos olvidar que esta mensagem tinha por fim agradecer algo a Sua Excelência, algo de profundo significado e serviço público. 

As instalações sanitárias do Parque de Liberdade estão a ser recuperadas.


Esperamos assim que seja um sinal de grande impacto e início de uma longa jornada de recuperação do Parque da Liberdade. O nosso Parque Histórico.

Obrigado Sr. Dr. Basílio Horta.




Sem comentários: