sábado, 25 de junho de 2022

SINTRA: TRÊS TEMPOS DA TRISTE IMAGEM DO TURISMO

Introdução...os pelouros de Sua Excelência

O quadro acima espalha por todo o planeta os Pelouros de Sua Excelência Basílio Adolfo Horta, que se completa com o dito cargo de presidente da Câmara.

Primeiro tempo...Parque da Liberdade

Questões de turismo e gestão do território responsabilizam S.Exa., pela obrigação de cuidar do território e, por razões específicas, da Vila Histórica tão visitada.

Tais cuidados - que a maioria do território mereceria e não tem - deveriam refletir-se, pelo menos, na respeitabilidade que merecem os visitantes que nos escolheram.

Uma das maiores provas da indiferença, inacreditável para o cargo que desempenha, é o abandono do Parque da Liberdade, outrora joia sintrense amada por gerações. 


Muitos visitantes estrangeiros e nacionais, entram pelos vários portões, convictos das maravilhas que desfrutarão num jardim histórico e é com isto que se deparam.


Ou com estes que foram pequenos lagos, com água cristalina, agora chumaçados com terra e algumas flores a que ervas e lixo ajudam ao toque do disfarce.


Que dizer aos visitantes que nos perguntam? Que há dinheiro a rodos e tanto se emocionou quando discursou no promocional  Jardim Romântico na Correnteza?

Esperemos que o Parque da Liberdade não esteja a degradar-se...para dar lugar a algum condomínio privado do outro lado da Gandarinha.

Segundo tempo...estacionamento

O falhanço completo das medidas sobre trânsito em Sintra, (com aquela "dureza" e ridículas "fagulhas") não acabou com a anarquia e nalguns casos ainda as agravou.


Quem passe a meio da manhã pelo Ramalhão poderá ver autocarros estacionados em todo o lado  e o trânsito caótico que, com pompa, afirmava que acabariam. 


Estas imagens mostram como alguns autocarros nacionais e estrangeiros aguardam por voltar ao Centro Histórico para recolher turistas numa segunda volta.... 

Até aquele traço azul (apagado ficou a ver-se melhor...lembrando o Palácio Foz antes de Abril) que apontava para um "Parque" que custou milhares aos munícipes.

Terceiro tempo...o site

(Há poucos minutos, já depois de almoço, Sua Excelência colocou uma foto no Facebook (ninguém o faria) que pode fazer delirar os 7910 seguidores registados)

Tão desinteressado grupo (não incluirá perfis falsos) e o titular da Conta, dedicam-se tanto ao Facebook que nem se lembram de dedicar uns minutos ao Site Camarário.. .

Por tão grave falha no apoio militante, logo na entrada a (des)informação surge:
"ESTACIONAR EM SINTRA PARKING IN SINTRA". Vejamos. 

Do site da Câmara - 25.06.2022 - 

Ao clicarmos depara-se-nos à cabeça um texto de tal forma enganador que Sua Excelência não poderá perder, a bem de Sintra e do respeito que merece. 

"Para planear a sua visita, Sintra dispõe de seis parques de estacionamento à sua disposição.

TRANSPORTE GRATUITO PARA A ESTAÇÃO DE SINTRA

São disponibilizados transfers gratuitos entre a estação de comboios de Sintra e os parques de estacionamento da Portela de Sintra e da Cavaleira, das 9 às 20 horas, com um intervalo de 7 minutos"

Logo a seguir, como se de cerejinha no bolo se tratasse, temos mais:

"Parque de Estacionamento da Cavaleira Algueirão e as Coordenadas do GPS para lá se chegar" - GPS: 38°48'17.0"N 9°21'22.0"W

Do site da Câmara - 25.06.2022

Depois lá está o local, devidamente marcado "Parque de Estacionamento"

Do site da Câmara - 25.06.2022 - (localização do Parque da Cavaleira)

Então o Parque da Cavaleira não foi desativado em finais de 2021, depois de tantos milhares de euros dos munícipes terem sido gastos sem, praticamente, veículos?

Nem vale a pena abordarmos os "7 minutos de intervalo" entre circulações que foi um falhanço absoluto como tivemos ocasião de ir relatando. 

Evidentemente que quem pretenda visitar Sintra, com a "ajuda" do site Camarário vai ficar estarrecido com a organização das respostas ao Turismo.

Será disto que Sua Excelência fala lá fora?

É OBRA


2 comentários:

Joao Diniz disse...

Esta presidência camarária é mais um bluff que caiu de para-quedas em Sintra. É impressionante e aterradora a incompetência e

Joao Diniz disse...

É impressionante e muito preocupante a incompetência de mais esta presidência camarária. É sina dos sintrenses a estagnação e, tão mau ou pior, é o desrespeito pelo território e tradições. Um desastre!