quarta-feira, 15 de maio de 2019

SINTRA: SR. PRESIDENTE DA CÂMARA, COMO CONFIAR?

Um ano sobre a decisão do Parque da Cavaleira



Cumpre dizer a Sua Excelência que, pelo cargo político que exerce, exigimos rigor nas informações que profere, nomeadamente das oficialmente constantes em Acta.

Sob risco de, por este ou outros casos, haver sempre o receio de se confiar no que é dito, facto que, em política, terá nome pouco simpático para Sua Excelência.

Desta vez, falamos da Sessão de Câmara de 15 de Maio de 2018 onde apresentou uma Proposta, dita por Sua Excelência como "Extra-Ordem porque é urgente".

A decisão a tomar era a celebração de um contrato de arrendamento de uma parcela de terreno na Cavaleira para a construção de um parque de estacionamento.

Disse (assim consta da Acta) Sua Excelência: "Temos mesmo que fazer um parque de estacionamento porque vem aí o Verão e temos de ter estacionamento". 

Palavras de Sua Excelência: " Vamos pagar 100 mil euros este ano e 140 mil para um ano de arrendamento". Talvez melhor entendido se tivesse dito durante 14 anos...

O proferido, com aparentes contornos de credibilidade, até levou o vereador da CDU  a ser o primeiro a congratular-se com a "Proposta" dizendo: "É uma boa Proposta e o dinheiro que a Câmara está ali a investir é muito bem empregue (...)".

Acrescentaria o Vereador da CDU, certamente entusiasmado com o dito: "Porque para descomprimir o Centro Histórico é necessário tomar este tipo de medidas".

Passou-se o Verão que Sua Excelência referiu...vieram o Inverno e a Páscoa...a confusão na Serra nunca acabou...vem aí outro Verão e o Parque da Cavaleira vazio.

Um ano depois, a descompressão é nula e os quase 100 mil euros pagos, "que a Câmara está ali a investir e é muito bem empregue (...)" só servem os arrendatários.

Uma inacreditável ausência de planeamento prévio, indiciadora da incompetência ao mais alto nível para a resolução dos efectivos problemas de Sintra e seu turismo. 

Confessamos estar sem palavras...até pelos intervenientes.

Um ano passado, Sintra cada vez mais desprestigiada pelas decisões tomadas. 

Falhanço do Parque da Cavaleira e das "soluções" do trânsito

A viatura que se vê já lá está há algum tempo...será para se julgar que tem uso?

A foto que acima mostramos é de ontem mas podia ser de hoje e dela se pode inferir que a Proposta "Extra-Ordem porque é urgente" não tinha um suporte garantido.

Então Sua Excelência não estará obrigado a dar - pelo menos aos munícipes - informações credíveis? Ou seremos obrigados a viver no meio de tais imprecisões? 

Quantas pessoas - incluindo Vereadores - foram iludidos nos dados pegados à Proposta alvo de pressing para aprovação do arrendamento da Cavaleira?

Que devemos pensar sobre a urgência se, um ano depois, nem carros estacionados, nem carreiras ligando à Vila e à Pena, nem alamedas com árvores plantadas?

Entretanto, isso sim, cerca de 100 mil euros já terão sido pagos a quem tinha o terreno abandonado e talvez sujeito a majoração do IMI por tal facto.

Continua a confusão até à Pena

Ontem, à mesma hora em que o oneroso Parque da Cavaleira estava vazio, a Pena atafulhava-se de carros, de autocarros, com um esforço inglório das autoridades.


Ontem de manhã no Largo da Pena

Enquanto isso, dezenas de autocarros (que entupiram o acesso a Sintra e voltarão para novo entupimento) chegavam ao terreiro do Ramalhão para as esperas.


Buraco no pavimento a que a Câmara não liga e com consequências graves

A justa indignação dos munícipes

Têm os municipes de Sintra fortes razões para se indignarem com esta forma de gestão dos dinheiros municipais, enquanto espaços públicos estão abandonados.

Sua Excelência é o primeiro responsável por este estado de coisas e temos o direito de exigir fim a esta política de abandono...recheada de ilusórias promessas. 

Hoje é mais uma dolorosa efeméride num concelho cuja História é tão respeitável.

Sintra não merece isto.

Sem comentários: