quinta-feira, 12 de novembro de 2020

SINTRA: A QUEM INCUMBE ZELAR PELO AMBIENTE?

Descargas poluentes para linha de água 


A linha de água que segue ao longo do Auchan de Sintra passa por debaixo da antiga Estrada de Sintra e tem duas saídas perto da paragem de autocarros.

Uma das saídas vem de Mem Martins e passando ao lado do MacDonald, está quase sempre seca, praticamente só serve para águas pluviais serem encaminhadas. 

A outra, vem do lado de uma empresa química e só os SMAS saberão que mais empresas a ela podem recorrer ou nela vazarem águas ou para que fins é utlizada. 

Por outro lado, não sabemos a quem pertence a limpeza dessa linha de água, que apresenta um aspecto imundo e com água fortemente poluída. 


Convenhamos que as imagens são deploráveis, mas nem sabemos a que entidade podemos pedir uma intervenção para responsabilizar a empresa que faz descargas. 

Há anos fizemos uma queixa ao SEPNA da GNR que foi ao local e fez um auto para os SMAS...que terão ido ao local...queixámo-nos à APA e tudo ficou na mesma.

Os patos que ali nidificavam foram desaparecendo, talvez morrendo, pois as descargas (umas vezes como leite, outras negras com carvão) devem ser venenosas.

Os autarcas locais não sabem disto? Aqui fica o alerta para que atuem conforme as suas responsabilidades. 

Descargas para a atmosfera


Há dois dias que uma empresa industrial na mesma zona, manhã bem cedo, faz as descargas que acima mostramos e que nos deixa naturais preocupações. 

Certamente não será para matar mosquitos, tampouco para melhorar o cheiro no local tantas vezes tão fortemente incomodativo e que ninguém averigua. 

Numa altura em que surgem amiúde focos de legionella, em que os riscos para a saúde são tantos e tão frequentes, quem é responsável para avaliar dos perigos?

É a Área de Ambiente da Câmara? É a Agência Portuguesa de Ambiente?

Fica-nos a dúvida se, porventura, alguém responderá por isto...

Fica o alerta, quem tiver condições de esclarecer quem zela, ajude-nos.

É um problema que exige investigação e atuação firme.

Vamos estar atentos. 


Sem comentários: