quinta-feira, 2 de abril de 2020

SINTRA: SR. PRESIDENTE, DIGA AS VÍTIMAS POR FREGUESIAS

Indispensável informação

Sua Excelência, por certo orgulhoso dos brilharetes exibidos no site municipal onde a Oposição não tem espaço, está obrigado a falar sobre o Novo Coronavírus.

Naquele órgão de propaganda, há 3 anos que se diz que "Sintra devolve 8,1 milhões" de IMI, "6 Transparência Municipal" mas...em websites e outros.

Salta à vista que a vocação do site não é informar toda a vida municipal com opiniões divergentes, mas arranjar uns flashes e notícias de aparentes êxitos.

A indispensável informação, cuidada, urgente e contínua, capaz de esclarecer os munícipes sobre temas sensíveis deve esbarrar com complexas visões. 

Média superior à Nacional em Infectados por Covid-19




Num período de 6 dias, entre 28 de Março e 2 de Abril, os infectados com o Covid-19 em Sintra passaram de 116 para 224, num aumento de 93,10%.

Em igual período, infelizmente para os Sintrenses, Sintra superou a média Nacional que passou de 5170 para 9034, correspondendo a um aumento de 74,73%.

São números preocupantes, criadores de grande instabilidade entre a maioria dos 400.000 habitantes, sem que se notem intervenções relevantes de Sua Excelência.


Num cenário de perigo - convictos de Sua Excelência estar protegido - para nossas precauções, impõe-se que informe publicamente os números por freguesias.

O interesse público não pode abdicar de indicadores que estudem a cobertura sanitária do concelho e, eventualmente, onde falharam as medidas tomadas.

Na realidade, Sua Excelência apareceu tarde a mostrar-se e sem pressas a anunciar uma 1ª. (primeira...) Reunião do Conselho Municipal, a ocorrer três dias depois.

Sua Excelência não poderá, salvo uma postura adversa mas inaceitável, ocultar dos munícipes das várias Freguesias os perigos que correm com a pandemia.   

Quantos óbitos?

Na verdade, se em termos de infectados os números são fornecidos por concelhos, já nos Óbitos a informação oficial é por região, omitindo os concelhos.

A quem aproveita a omissão dos Óbitos por concelhos? Não aos habitantes, sempre interessados em saberem todo o contexto dos riscos de proximidade.

Sua Excelência será o responsável máximo pela obtenção e divulgação pública dos Óbitos por Freguesias, não servindo aos munícipes a sua ocultação.

EXIGE-SE A INFORMAÇÃO RIGOROSA DO QUE SE PASSA EM SINTRA.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando Marcelo disse que ninguém ia mentir ao povo, foi logo o primeiro! Gerem esta crise tal como sempre fazem, mentindo por puro tacticismo político e andam doidinhos para comemorar o 25 de Abril e o 13 de Maio! Estão é preparados para sacrificar pessoas em prol da economia. Quero ver em junho se bloqueiam os voos para Brasil, Estados Unidos e Angola ou as entradas? Os números estão manipulados desde o inicio porque não fazem testes como na Coreia do Sul! Vergonhoso! Ninguém fala na requisição dos hospitais privados! Um PR que se abarbatou logo com o teste para ele em vez de ser para pessoas vitais como sejam médicos ou inverneiras, está tudo dito! País que não realiza testes mostra a sua posição no mundo em saúde e bem estar!

Fernando Castelo disse...

Caro (a) Anónimo (a)

Na realidade, em termos globais, há uma falta de rigor e capacidade informativa que interessa, pois objectivamente serve quem está no poder e que se prepara para defender futuros tachos na politica.

Os portugueses morrem, certamente muitos corriam esse risco, mas sabia-se do perigo que aí vinha e assobiavam para o lado, no caso sintrense o dinheirinho que continuasse no banco em vez de se prevenir.

Tem sido o prometo agora que sou eleito depois, umas vezes umas coisas outras vezes outras.

A incompetência grassa entre os eleitos, numa burla política perante o que são campanhas de promessas.

Infelizmente a todos os níveis e o Presidente como deve estar ansioso por voltar a fazer umas sélfies...

Grato pela sua visita a este blogue.