quinta-feira, 16 de abril de 2020

SINTRA: SR. PRESIDENTE, SOBRE COMBOIOS INFORME-SE BEM

Sessão de Câmara de 24 de Março de 2020

Temos para nós que, nas Sessões de Câmara, intervenções e respostas devem ter rigorosos suportes e, carecendo de dados fidedignos, se adiarem respostas. 

Sucede que o Vereador da CDU, em certa altura - e muito bem - manifestou "preocupação" com a "atitude da CP em relação à supressão de comboios".

Todavia, tal Vereador, que podia invocar dados disponíveis, acabaria por esvaziar as legítimas preocupações ao afirmar "a CP (...) tomou essa atitude, mas recuou".


"(...) Sr. Presidente, vemos com muita preocupação a atitude da CP em relação à supressão de comboios. Devia fazer aquilo que seria o normal que é manter o mesmo número de comboios para que as pessoas possam circular dentro dos mesmos a distâncias corretas. A CP por motivos claramente incompreensíveis tomou essa atitude, mas recuou. Portanto, seria importante se o Sr. Presidente pudesse dar uma informação sobre esta situação."

Ora, só nas Circulações que servem Sintra e Amadora, a CP suprimiu: 
  • A partir de 18 de Março ...........................................74
  • Em 20 de Março, as supressões passaram a .........65
  • Em 24 de Março (*)  supressões passaram a .........64
Estes eram dados que o Vereador da CDU deveria ter apresentado a Sua Excelência, para que a resposta que se seguiu não fosse a que se verificou: 


"O Sr. Presidente, referiu: Há pouco não respondi ao Sr. Vereador Pedro Ventura em relação aos comboios e à Scotturb. Em relação aos comboios eles tiveram essa intenção, recuaram, e neste momento os comboios são os mesmos". 

Inacreditável não é verdade? Como Sua Excelência se aproveitou do "mas recuou" que o Vereador deixou no vazio sem o ajudar a conhecer toda a verdade.

Pasme-se: "Os comboios são os mesmos"...passageiros "mentirosos"...

Neste quadro de tão débil parceria no levantamento de um gravíssimo problema que atinge elevado número de sintrenses, a CP movimenta-se a seu belo prazer. 

Daí que, em 14 de Abril, novas alterações, desta vez com a supressão de 63 circulações, das quais 11 entre as 6 e as 10 horas e 11 entre as 17 e as 19 horas.

Ou seja, a necessárias resposta aos trabalhadores que têm de se deslocar de manhã e à tarde nos comboios da CP foi desprezada, desconsiderando-os. 

É uma vergonha que tal tenha sido feito pela CP e que os Autarcas não tenham apreciado o problema com a devida ponderação para o contestarem. 

Sintra e os sintrenses, entre eles os que se obrigam a cumprir obrigações profissionais, não merecem estas visões tão limitativas da sociedade onde vivemos. 


"Se você não é parte da solução, então é parte do problema". Vladimir Lenine 







(*) 24 de Março dia em que foram proferidas as declarações do Presidente da Câmara e do Vereador.


Sem comentários: