domingo, 5 de abril de 2020

SINTRA: UNIÃO DE FREGUESIAS E SITE CAMARÁRIO FALHAM

O drama de se falhar na política

Descanse Sua Excelência, desta vez nem vou lembrar-lhe que foi eleito para defender exclusivamente os interesses de Sintra e a vida dos sintrenses.

Desapareceu e na História de Sintra nem uma página negra restará para assinalar o político que foi trazido para esta terra Ilustre por um Partido Democrático.   

Desta vez, um gestor de mensagens (a existir) vai levar-lhe a Nota (não fiduciária) da propaganda ligando site da câmara/União de freguesias de Sintra.

É deplorável que tal aconteça, um site "amigo" e um "amigo" do site responsáveis por uma informação pouco cuidada e politicamente inadmissível...duplo falhanço.

União de Freguesias, que serviço?

Treze dias após o Estado de Emergência, o site (que cala a Oposição) anunciava a "colaboração" da União de Freguesias de Sintra com a Câmara Municipal.

Para "minimizar os riscos de contágio" era "o levantamento de estabelecimentos comerciais que se encontram ainda abertos e a prestar o seu apoio à população".

Sucede que (e nestas histórias há sempre algo que falha) a União de Freguesias de Sintra, no seu site, não destacou  o que colaborou com a Câmara Municipal...



Um profundo levantamento (se completo) não justificaria tanto tempo e, mesmo em despropositado contexto promocional, poderia ser útil a toda a freguesia.

A política exige bons políticos, e o promovido pelo site camarário reflecte a incapacidade para a análise, inventariação e resolução de problemas colectivos. 


Apesar do cuidado em apor, no fim, aquelas palavrinhas ("Em actualização)", na verdade tal levantamento constitui um inadmissível divisionismo territorial. 

É uma desconsideração que - 13 dias após a Declaração  e 2 antes do fim - se publicite uma lista de serviços "abertos" e a "prestar apoio" em parte da freguesia.

A Freguesia não se restringe ao território entre Janas e Lourel e os autarcas da União de Freguesias de Sintra estão obrigados a respeitá-lo integralmente. 

Da Vila de Sintra ao Barrunchal,também é território da UF de Sintra e os Autarcas têm obrigação de informar sobre o todo, o que infelizmente não sucede. 

Até hoje, nenhuma "Actualização" surgiu com informações devidas aos fregueses da Vila, de S. Pedro, de Ranholas, Abrunheira, Manique, Linhó, Beloura e Barruchal.

Se dúvidas houvesse, fica bem claro que - para quem vive neste território - perante uma situação tão grave como esta pandemia nem a este nível funcionou. 

Trata-se de um falhanço político e de competência, selectivo e divisionista.

Com autarcas assim as populações não podem contar.


Sem comentários: