Esta manhã, a RTP teve uma curiosa notícia, que certamente não teve como intuito manipular a opinião pública antes reflectirá as poucas cautelas de quem a fez.
"A Amadora tem menos infetados que os municípios em volta, Lisboa, Cascais e Oeiras"
Na realidade, qualquer coisa falhou numa empresa pública que deveria ser isenta nas peças que publica, a menos que...qualquer coisa esconda o que leu.
Ora, que se saiba, a Amadora tem em volta Lisboa, Oeiras, Odivelas e Sintra.
Não consta que tenha uma fronteira com Cascais, um erro tremendo para quem apresentou ao público uma notícia com o título que se vê. Mas adiante...
Também ligada ao município de Odivelas, a peça da RTP omite tal realidade.
Porque razão, dos "municípios em volta", não constam Sintra e Odivelas? Tanto mais que em Sintra havia 374 infectados e em Odivelas 131.
No mesmo dia, para os concelhos citados, os infetados eram: Amadora, 153; Lisboa, 867; Cascais, 251 e Oeiras, 163.
É pois mentira que a Amadora tenha menos infetados que os municípios em volta pois Odivelas contava com 131, menos que os 153 de Amadora.
Cascais com 153 foi metida na confusão sem ser "em volta" da Amadora.
Devemos meditar se estes erros surgem por acaso...É que Amadora é uma Câmara do PS tal como Sintra...Cascais e Oeiras são de outras forças.
Chegados a números tão elevados, talvez fosse mais relevante que dos 87 óbitos assinalados para Lisboa e Vale do Tejo, se apurassem os municípios.
Porque a opinião pública não deve ser mantida na ansiedade dos concelhos onde se verificaram as mortes: Foram em Santarém? Lisboa? Almada? Sintra ou outro?
Essa seria a informação adequada e séria, para nossas cautelas maiores.
Que havemos de pensar de notícias como esta? São para nos baralhar?
Por acaso? Sem outros fins que divulgar?
Sem comentários:
Enviar um comentário