quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

SINTRA: SR. PRESIDENTE, DA VOLTA DO DUCHE A MONT FLEURI

Volta do Duche, zona desconsiderada

Sua Excelência, por certo, já se apercebeu que a Volta do Duche é o corredor que leva ao Centro Histórico, onde milhares de pessoas demandam o Palácio Nacional.

Claro que andará mal informado. Quem sabe se desenquadrá-la merecerá um grato lugar em Gabinete, daí a gostosa frase "Sintra não é só a Volta do Duche".

Na verdade, como noutras zonas históricas que conhecerá - aquém e além fronteiras - a Volta do Duche devia ser espaço para pessoas, livre de estacionamentos.

Apenas deveriam circular transportes públicos em viaturas mais pequenas, num vai-vem regular que ligasse a estação da CP ao casco da Vila Histórica.

A situação actual, de tantos autocarros sobre autocarros, é a devassa do local. 

Como se envergonha Sintra 

No caminhar a pé pela Volta do Duche, que muito ajudaria a saúde de Sua Excelência,  deveria recorrer às instalações sanitárias do Parque dos Castanheiros.





Sabemos que ficaria surpreso e meditaria nelas sempre que, a caminho de Bruxelas ou outro destino, fale de Sintra e suas maravilhas sem que se lembre destas.

Que diriam os Ilustres convidados do Palacete Mont Fleuri que, diz-se, terá passado a quase residência oficial, embora publicamente não se saiba se com dormidas (*).  

A vergonha de um munícipe 

Foi o que sentimos há dias, logo pensando em Sua Excelência ( o que desculpará...) quando dois turistas japoneses (de máscara) do Parque saíam a correr. 

É certo que estava chovendo...e tinham estado abrigados na Fonte Mourisca que, em certas horas, também serve de local de desabafo para líquidos orgânicos. 

É pois uma questão mais do que estrutural: É CULTURAL e não abona Sua Excelência, tão activo e influente, mas com falhas nas decisões convenientes.

No Parque dos Castanheiros ou no da Liberdade ou na Vila Histórica, há instalações sanitárias deprimentes, desprestigiantes para Sintra.     

É a higiene pública do terceiro mundo, uma vergonha para o Edil de Sintra.

Seremos construtivos 

Como não buscamos benesses, falham as tentativas para desviar as críticas, pelo que sugerimos que Sua Excelência aprecie uns sanitários públicos na estranja:

 Entrada

Prontos a usar...
Aqui lavará as Sua mãos

Não é em nenhuma cidade histórica. Tão pouco Património da Unesco. 

É onde Autarcas servem a comunidade e se prestigiam na defesa dos territórios.

Mostrámos como Sintra não merece tamanha falta de consideração. 




(*) Segundo se julga saber, em vez de recepções nos Paços do Concelho, algumas figuras ilustres ou outras mais discretas visitam o Palacete que custou aos Munícipes mais de 2 (dois) milhões de euros.

Pela certa tudo a bem de Sintra, do seu prestígio, da sua disponibilidade para o progresso colectivo, dos seus transportes e saúde dos munícipes, de creches e infantários e projectos a anunciar.

Pergunta-se: Ao despedirem-se, Presidente e Visitantes fazem o regresso por Colares?


Sem comentários: