domingo, 15 de dezembro de 2019

AUGSBURG: A NOSSA VIAGEM DESTE DOMINGO...

Augsburg é uma bela e histórica cidade da Baviera, a cerca de 80 Km de Munique.

O ICE das 7,28 (TGV alemão) leva-nos a Augsburg em 32 minutos com conforto, silêncio e convívio com famílias que aos Domingos viajam por lazer e fins culturais.

A uma cadência entre 7 e 25 minutos, as ligações ferroviárias garantidas pela Deutsche Bahn ligam a cidade de Munique à cidade Sede da Suábia na Baviera.

Esqueceremos a quase trágica situação das ligações ferroviárias entre Sintra e o Rossio, com cerca de 20 quilómetros de incómodos a que autarcas são indiferentes.  

Pelas ruas ou avenidas, vemos curiosos edifícios em que nos detemos a apreciar. 



Augsburg e a História

Augsburg faz parte da Rota Romântica da Alemanha que inclui diversas cidades entre Würzburg e Füssen, esta bem perto do nosso conhecido Neuschwanstein. 

A Rathaus (Câmara Municipal) está instalada num edifício histórico e grandioso, com um grande largo fronteiriço que, no Natal, se enche de tendinhas diversas. 

É um estímulo ao comércio local, ao convívio entre pessoas, à participação colectiva que envolve num mesmo abraço os Autarcas e o Povo que representam. 

Imponente edifício da Rathaus de Augsburg, Torre do Século X e Mercado de Natal

Este edifício foi seriamente atingido na noite de 25 para 26 de Fevereiro de 1944 e só em 1955 foi concluída a restauração da fachada, sendo o interior em 1962.

Falemos de coisas belas e culturalmente maravilhosas, numa cidade fundada no Século XV antes de Cristo e que se orgulha do seu passado. 

Visitaremos o Salão Dourado com 14 metros de altura, 32,5 metros de comprimento e 17,5 de largura. Paredes, tectos e portais são cobertos por 2,6 Kg de ouro.


O grande largo fronteiro à Rathaus é utilizado para diversos fins de bem comum, sem prosápias de posse e domínio como se verifica em Sintra frente ao Palácio.

Depois temos a grandiosa Catedral de Augsburg com 113 metros e que sendo fundada no século XII em estilo românico teve acrescentos em estilo gótico.



Iremos ainda visitar a Catedral de Santo Ulrico e Santa Afra, da Ordem Beneditina que em 1577 foi elevada Abadia Imperial. Em 1937 foi considerada Basílica Menor. 





Já está longa a nossa viagem e temos de regressar via Munique. 

Deixamos para recordação o belo enquadramento do Mercado de Natal em Augsburg, frente à Rathaus, onde se comem os mais variados petiscos e se convive. 


Votos de bom regresso...preparados para a nossa realidade. 

Gratos pela Vossa companhia.

Um Bom e Feliz Natal para todos. 




Sem comentários: