domingo, 2 de dezembro de 2018

MUNIQUE: IGREJA DE S. MIGUEL E OS SENTIMENTOS...

Porque hoje é Domingo...

Desculpar-me-ão quantos, muitas vezes pacientemente, passam por este blogue e lhe dedicam tempo das sua vidas ao ler o que por aqui se vai escrevendo.

Talvez a proximidade do Natal, a vida começar a ser longa, pessoas que amámos e perdemos, vivos ou não, os bons e maus momentos, nos leve a mais meditação.

Este é texto de sentimentos, de afectos quase irrecuperáveis, onde queremos afogar as mágoas sentados no Kaufhof bebendo uma Weissbier Dunkel da Paulaner.   

A nossa vida tem dois locais de culto preferidos onde recordamos aqueles que amamos e amámos, estejam próximos ou distantes e por eles colocamos uma vela.

Um:- A Igreja dos Mártires, ali no Chiado, frente ao local onde trabalhámos tantos anos, onde passámos grande parte da nossa juventude, nos tempos dos sonhos. 

Outro, a Igreja de S. Miguel em Munique, a maior igreja renascentista dos Alpes, nosso primeiro encaminhamento quando chegamos à bela cidade de Munique.


Igreja de S. Miguel com as torres da Frauenkirche ao fundo 
Interior da Igreja de S Miguel
O Arcanjo S. Miguel 
Igreja de S. Miguel. Altar 
Igreja de S. Miguel. Nave esquerda 
Igreja de S. Miguel.
Igreja de S. Miguel. Nave direita. Imagem de Nossa Senhora e velas por alguém

Sentimentos, reflexo das sociedades...

No entanto, este ano, sentimos particularmente algumas peças de crianças que foram incentivadas a escrever algo a quem apreciem ou recordem.

Ao Longo da nave direita, centenas de mensagens de saudade

Da criança que recorda o "seu hamster..."

"Querido Avô, obrigado pelo tempo que viveste..."
 "Querido papá, não posso acreditar que vocês não estão  mais vivos (avô e eu+papá e eu)"


Finalmente - desculpar-me-ão - ninguém poderá ficar indiferente à expressão tão forte dos sentimentos pela mensagem que encerra: "Pela memória estarão sempre aqui". 




Ninguém poderá ignorar como uma sociedade vive tão intensamente os seus, onde os sentimentos se notam em todos os momentos,

Como dissemos, esta é uma mensagem de sentimentos, de Cultura Familiar.

Os sentimentos são o que nos liga à vida. 

Desejo-lhes um Bom Domingo e desculpem...precisava de desabafar...


Sem comentários: