domingo, 23 de dezembro de 2018

PRESIDENTE DA REPÚBLICA...SUGESTÃO DE UMAS VIGÍLIAS...


Alguns cidadãos, num legítimo direito, quiseram expressar a sua indignação face à progressiva degradação da vida portuguesa, sem que políticos a resolvam.

Tiveram o arrojo de concorrer nesse direito com organizações políticas e sindicais, certamente julgadas como de exclusividade para tais eventos de contestação.

Daí que, apoiantes de greves diversas, entre elas nos transportes que impedem milhares de trabalhadores de chegarem ao seu trabalho, se tenham logo demarcado.

Entre os manifestantes não vimos banqueiros, devedores de milhões, corruptos conhecidos ou figuras cada vez mais ricas à custa dos sacrifícios dos trabalhadores.

Só curiosidade Senhor Presidente da República?

Quando soubemos, de viva voz pelo Senhor Presidente da República, que se meteu no carro particular e foi ver a adesão à concentração ficámos preocupados. 

A manifestação terá causado preocupações bem maiores. Diz-se que duas dezenas de milhar de polícias em campo. Também haveria mobilização das forças armadas? 

Será que o Senhor Presidente, recordado do ELP e da "Maioria Silenciosa" do 28 de Setembro de 1974, tinha dados que o levassem a tão grande preocupação?

E quem se desligou, nessa época, do movimento popular que fez barricadas para proteger a democracia e a liberdade? Que contradições temos nas nossas vidas...

Felizmente ninguém deu pelo Senhor Presidente e perderam-se as selfies que, desta vez, poderiam ser promocionais para quem contesta a degradação do regime. 

Presidente e Sindicalistas em vigília? 

O Senhor Presidente e as vanguardas do Sindicalismo, estas usando viaturas pagas com dinheiro dos trabalhadores, deveriam fazer algumas vigílias neste Natal. 

É que começam a existir contornos de escravatura e mal pareceria se ambos, um sendo de todos os portugueses e outros pelas responsabilidades, se alheassem.  

Na zona de Sintra - e não só - há grandes superfícies comerciais abertas até às 23 e 24 horas, com trabalhadores a saírem e a entrarem pela madrugada. 

Há trabalhadores a entrarem e a saírem 10 horas depois, sem pagamento de horas extra, com tempos a gozar posteriormente por vezes sem escolha.

Como seria interessante o Senhor Presidente entrar às 23,30 horas, tão em segredo como foi aperceber-se da manifestação e escutar os trabalhadores. 

E os Sindicalistas, madrugada adentro, manifestarem-se contra este regime em que as famílias ficam desestruturadas, exigindo o fecho a horas aceitáveis.

Os Sindicalistas de hoje talvez pudessem fazer uma reciclagem do que deve ser a sua função e como se ligarem aos trabalhadores da forma mais justa: na luta. 

Vivendo esta experiência do que hoje é exigido aos trabalhadores, o Senhor Presidente certamente ditaria opiniões para que haja uma sociedade mais justa.

Umas vigílias seriam um marco na defesa dos trabalhadores. 

Ainda estão a tempo neste Natal.



Sem comentários: