segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

SINTRA: ESCOTEIROS E COISAS QUE SUA EXCELÊNCIA DIZ...

O médio cargo público para o qual Sua Excelência - indigitado por um Partido que aprovou a actual Constituição - foi eleito, requer coerência no que passa ao público.

Infelizmente, casos sobre casos, situações sobre situações, não apoiam que se diga isso sobre Sua Excelência, facto que não servirá devidamente a democracia. 

Podíamos lembrar aquela conversa na Benfica TV, onde não disse perante Fernando Seara alguns dos comentários feitos em Sessões de Câmara, antes o elogiou. 

Dessa conversa, ficará na história aquela da "cunha" para uns bilhetes, que Seara, homem com bagagem, denominaria de "empurrões democráticos"...

Depois, mesmo avisado, decidiu avançar com a Majoração do IMI em 30% geradora de tão forte contestação que decidiu anular tudo...prometendo abrir um inquérito...

Claro que o prometido inquérito em causa própria foi uma escapatória para a frente, nada se sabendo posteriormente, que conclusões e atribuição de responsabilidades.

Podíamos continuar os exemplos (que ficarão para depois) se até o Agrupamento 93, dos Escoteiros de Sintra, não fosse metidos nesse estilo de confusões.


Cadeia Comarcã

Vejamos, então, na Acta da Sessão de Câmara de 25 de Setembro de 2018 (página 231)  o que muito claramente foi dito por Sua Excelência: 
"Em relação aos Escuteiros há uma coisa em que vamos ter que pensar um pouco. A nossa prisão está cedida aos Escuteiros, e fui recuperar o processo. Trata-se de uma página A4 de um contrato de cedência por 50 anos, sem renda, de um espaço municipal. Cinquenta anos sem remuneração e num espaço central do concelho? Se isto não é gestão danosa não sei o que é gestão danosa". (A cor é de nossa responsabilidade).
Disse mais: "É que isto não é nosso, mas dos contribuintes. Aquele local seria o centro informativo da Vila de Sintra.Quem chegasse a Sintra entrava no edifício e podia ver uma descrição profunda do que é o Palácio da Pena, o Palácio da Vila, a Vila Histórica e até o concelho. Era no fundo a exposição do concelho para quem nos visita". (A cor é de nossa responsabilidade).
Certamente, acrescentaríamos nós, um bom espaço para a Parques de Sintra se dedicar a proteger o nosso prestígio turístico, higiene pública e política.

Justa indignação dos Escoteiros

Claro que tal afirmação foi mal recebida e os Escoteiros do Agrupamento 93 reagiram manifestando a sua indignação pelo Facebook e directamente a Sua Excelência. 

Sucede que há poucos dias, no Facebook da Câmara Municipal, com o rosto de Sua Excelência (não fosse ser de algum escriba) surgiu este texto destemperado:


Pelo novo texto, Sua Excelência torna-se no político simpático, até aprecia "o magnífico trabalho e espírito de dedicação que têm demonstrado ao longo dos anos".

Agora já não é a "gestão danosa", talvez já nem seja dos "Contribuintes".

Depois Sua Excelência escreveu que "têm sido propagados boatos e falsidades sobre esta questão" "pelos mesmos de sempre". Claro que nunca por Sua Excelência.  

Naturalmente que Sua Excelência, na revisão que estará fazendo, não esquecerá as instalações do News Museum que terão sido cedidas por 20 anos.

Se Sua Excelência tem nos seus objectivos entregar as instalações da antiga cadeia a qualquer outra entidade era bem mais bonito ser claro. 

Não ficam muito bem estes rodeios - facilmente louvados por qualquer alvissareiro - porque há compromissos a respeitar muito mais importantes do que a quem servir. 

Sintra vive nisto. Pagam-se rendas para um parque de estacionamento que está às moscas. Paga-se renda e constrói-se uma Pousada que será propriedade alheia.

Ficámos a saber é que a prisão cedida aos Escoteiros é que é gestão danosa. 

Que coisas sabemos pela boca de Sua Excelência. 



Breves notas: 

Não deixa de ser curioso como Sua Excelência, alheio por exemplo à Rua dos Arcos e sua sujidade, em pleno Centro Histórico, tenha tido sensibilidade para "recuperar" o processo da cadeia, celebrado com o Escoteiros...

2 comentários:

Suzy Lorena disse...

E agora só não despeja "administrativamente" os escoteiros do Grupo 93 se eles assinatem o protocolo proposto. Sem qualquer negociacao.

Fernando Castelo disse...

Cara Suzy Lorena,

Peço desculpa pelo atraso em publicar e fazer este comentário.

Pelo que se sabe, no estado actual o espaço dos Escoteiros era um perigo e deveria ser arranjado.

Todavia, o que ressalta, é que o Presidente da Câmara, ao fazer os primeiros comentários, tinha outra preocupação: Que os Escoteiros saiam daquele local, para lhe dar outro destino.

Naquela zona deveriam arranjar outro espaço.

Vejamos os próximos capítulos.

Um abraço

Fernando Castelo