sexta-feira, 27 de outubro de 2017

SINTRA: SR. PRESIDENTE, QUE LIÇÕES DERAM AS TRAGÉDIAS?

Serra de Sintra, exige respeito Florestal, Ambiental e Patrimonial

26 de Outubro de 2017: - amanhecia e os media divulgavam a nota da Protecção Civil colocando o território do continente sob "alerta laranja" até Sábado à noite.

Toda a semana passada e dias desta, antes do Sol nascer, temos demandado a nossa Serra - nossa da Humanidade - e não de meia dúzia de pessoas que a citam.

Depois da publicidade de cordelinhos sobre uns tantos "sapadores", tentamos ver medidas tomadas para salvaguardar aquele nosso - da Humanidade - património.


Fortes eucaliptos e coberto vegetal seco em abundância. Neste momento ainda não havia carros estacionados 

Vamos esperando...andamos...frente...atrás, subimos...descemos, não lobrigamos quaisquer pontos de apoio para um socorro rápido ou caminhos de evacuação.

Nada. Vemos carros...autocarros..chegam carripanas de três rodas que fazem as "bandeiradas" dos táxis com passageiros transportados desde a Vila. 

Concentram-se ou circulam pessoas (às vezes milhares...) no largo onde estão as bilheteiras. Entregues à sua sorte, sem percursos escapatórios de segurança.

Sua Excelência achará isto natural? Razoável? Doloroso desrespeito pela Serra. 

Senhor Presidente, não podemos brincar com a Serra de Sintra

A meio da manhã já dois espaços alcunhados de parques estão lotados com carros enquanto ao longo da Estrada da Pena tudo se vai entupindo...


Como é possível a Câmara Municipal pactuar com este "parqueamento"?

Um esforçado militar da GNR, educadamente, anda numa roda viva para que no Largo da Pena a circulação rodoviária não bloqueie. São horas de desgaste.

Naquele local de concentração de milhares de pessoas, de bloqueio de trânsito, nem um sinal avisador de como se reagir a uma situação de pânico. Que caminhos?  

Para onde fogem as pessoas? Que fuga para as pessoas que estão nos carros? Como saem as viaturas dos locais...quem avisa...quem organiza?

Melhor, com a Vila sistematicamente bloqueada, com acessos à Serra cheios de viaturas, como conseguirão chegar à zona da Pena quaisquer meios de socorro? 

No que se converteu o transito em Sintra

Estamos a brincar com a nossa - da Humanidade - Serra, indiferentes perante os riscos que pessoas e bens correm, somos incapazes de resolver este perigo.

Sua Excelência já pegou num lápis e ponderou sobre o combustível de 500 viaturas com 20 litros nos depósitos? Não há enganos nos zeros...são 10.000 litros!!!

Quem medidas tomou Sua Excelência para acabar com a concentração de viaturas na Serra, limitando os acessos exclusivamente a transportes públicos autorizados?

Sua Excelência é responsável, porque gere o território e não previne. Não acautela. Não tem tomado as medidas firmes que eliminem os riscos.

As lições que devemos aprender...

Pela nossa parte - Sua Excelência perdoará - gostaríamos de saber o que retirou das terríveis e dolorosas lições que Pedrógão e Oliveira do Hospital nos deram.

Parecerá que, uma das grandes frentes, se ligará à sistemática invocação de milhões para isto e aquilo, mas sobre o gravíssimo problema que é a nossa Serra NADA. 

Somos dos que não dormem a pensar na nossa - da Humanidade e dos Sintrenses - Serra, nas soluções possíveis e são tantas, mas que não há coragem para decidir. 

Mais uma vez abordamos o tema, não fácil de abordar, porque o silêncio das cumplicidades prende-se muito com almas partidárias.   

Sua Excelência, Presidente da Câmara, é o primeiro responsável pela falta de decisões que recentes tragédias deveriam ter feito meditar.

Será que ainda não aprendemos? Será que não conseguimos compreender? 

Não nos calaremos pela carência de acções que defendam a nossa Serra.

Sintra e a sua Serra não merecem isto.

2 comentários:

Fernando Castelo disse...

Por terem desaparecido, repetimos a publicação, com um pedido de desculpa:

NeWave deixou um novo comentário na sua mensagem "SINTRA: SR. PRESIDENTE, QUE LIÇÕES DERAM AS TRAGÉD...":

Sobre este tema.... Talvez o meu amigo possa ajudar a encontrar o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Sintra (2013-2017), era suposto ser de acesso publico e estar publicado no site da CMS e na Autoridade Florestal Nacional (AFN) mas... não o encontro.
Abraço

Fernando Castelo disse...

Fernando Castelo deixou um novo comentário na sua mensagem "SINTRA: SR. PRESIDENTE, QUE LIÇÕES DERAM AS TRAGÉD...":

Caro (a) Visitante,

As minhas possibilidades e acessos estão muito limitados. Não me incluo em nenhuma força política (mesmo de qual esteja censurada...).

Na verdade, há um núcleo de poder que faz parte do mesmo "jogo", lamentando fortemente que uma força política que deveria ser de oposição partilhe todos estes maus momentos para os sintrenses...dizendo que o faz para o bem de todos...

O que temos verificado nos últimos anos é a completa política de "gatas" para que se obtenham determinadas contrapartidas e, de alma vendida, o futuro dos sintrenses só se resolve com a indiferença perante os autores de promessas num dia e "gatinharem" de seguida.

Depois, como facilmente se constata, há a tentativa de manipular as coisas, infelizmente contando com órgãos de comunicação que - a custo de uns anúncios - perdem o dom da caneta.

Encobre - ou esconde-se - o que não interessa e exalta-se o virtuosismo das mentirolas.

Iremos abordar uns casos desses.

Grato pela sua visita.

Fernando Castelo